(1,0)
O padrão de urbanização imprimiu à metrópole paulistana pelo menos duas fortes características: apresenta componentes de "insustentabilidade" vinculados aos processos de expansão e transformação urbana e proporciona baixa qualidade de vida a parcelas significativas da população. A RMSP configura-se claramente como uma metrópole onde estão bem definidas o centro e a periferia, tendo a mancha urbana se desenvolvido de forma tipicamente radial a partir do centro histórico.
GROSTEIN, Marta D. Metrópole e Expansão Urbana: a persistência de processos "insustentáveis". São Paulo em Perspectiva. 2012. (Adaptado)
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O padrão de urbanização criou a cidade formal, que concentra os investimentos públicos, e a cidade informal, que cresce exponencialmente na ilegalidade urbana.
( ) A cidade informal, solução para o assentamento dos pobres na cidade, tem gerado graves problemas socioambientais ao ocupar encostas, fundos de vale e áreas de preservação.
( ) A configuração centro-periferia tende a incentivar os deslocamentos pendulares em direção ao centro, local dos postos de trabalho, dos serviços públicos, do comércio etc.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,