(1,0)
A respeito de lesões de origem traumática, reacionais e neoplasias dos tecidos moles orais, julgue o item subsecutivo.Embora a gengiva seja a região anatômica mais afetada pelo granuloma piogênico, outras áreas, como lábios e língua, também podem ser afetadas por essa lesão.
Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária.Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.Caso seja constatado que não houve fratura dentária nem óssea, a prescrição de terapia anti-inflamatória e acompanhamento clínico com testes de sensibilidade pulpar constitui a conduta correta para o caso.
Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária.Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.Para o correto diagnóstico, é necessário remover totalmente a aparelhagem ortodôntica, para visualizar possíveis deslocamentos dentários e melhorar a obtenção das imagens por raios-x.
Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária.Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.Se ocorrer fratura cuja extensão cervical comprometa o espaço biológico, obrigatoriamente terá de ser feita cirurgia periodontal para aumento de coroa clínica.
Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária.Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.Para evitar que os dentes com histórico de traumatismo apresentem reabsorções radiculares no futuro, recomenda-se tratamento endodôntico imediato, independentemente do tipo de fratura dentária.
Um paciente de dezenove anos de idade apresentou-se no consultório odontológico devido a um trauma dento alveolar, ocorrido havia duas horas, com avulsão total do incisivo central superior direito (11) e grande mobilidade no incisivo superior esquerdo (12). O dente avulsionado foi localizado e mantido em soro fisiológico. Com base no caso clínico acima descrito, julgue os próximos itens.Avulsões dentárias traumáticas podem estar acompanhadas de fratura óssea alveolar. Caso a fratura não seja visível em radiografia convencional, a tomografia computadorizada é o exame de imagem recomendado.
Um paciente de dezenove anos de idade apresentou-se no consultório odontológico devido a um trauma dento alveolar, ocorrido havia duas horas, com avulsão total do incisivo central superior direito (11) e grande mobilidade no incisivo superior esquerdo (12). O dente avulsionado foi localizado e mantido em soro fisiológico. Com base no caso clínico acima descrito, julgue os próximos itens.No caso descrito, a tentativa de reinserção do dente está contraindicada, pois o tempo máximo aceitável desde o trauma até o procedimento é de uma hora.
Um paciente de dezenove anos de idade apresentou-se no consultório odontológico devido a um trauma dento alveolar, ocorrido havia duas horas, com avulsão total do incisivo central superior direito (11) e grande mobilidade no incisivo superior esquerdo (12). O dente avulsionado foi localizado e mantido em soro fisiológico. Com base no caso clínico acima descrito, julgue os próximos itens.O teste de sensibilidade pulpar no dente 12 poderia gerar um falso negativo devido ao edema no periápice. Nesse caso, deve-se adotar terapia anti-inflamatória e reavaliação do dente após 48 horas.
No que diz respeito a traumatismos dentoalveolares, julgue opróximo item.
No caso de fratura mandibular, são necessárias a redução da fratura e a imobilização. Por isso, o paciente deve ser referido para o tratamento especializado com um cirurgião buco-maxilofacial.
Em um diagnóstico de possível trauma dentoalveolar, a forma das raízes e a espessura da lâmina cortical não são importantes.
Um paciente com 10 anos de idade, após sofrer acidentedurante jogo de futebol, procurou atendimento odontológico,queixando-se de dor na região ântero-superior e apresentandoedema labial e fratura coronária dos dentes 11 e 21. A fratura dodente 21, no terço médio, envolvia os dois ângulos e apresentavamobilidade leve, sem sinais de deslocamento dentário. O dente 11apresentava fratura do ângulo mesial, envolvendo mais esmalteque dentina, e não apresentava mobilidade. O teste de vitalidadefoi positivo nos dois dentes. Os demais dentes apresentavamvitalidade positiva e não havia sinais clínicos de fratura oumobilidade. O exame radiográfico revelou que a fratura do dente21 era muito próxima da polpa coronária e não havia imagemcompatível com fratura radicular ou mesmo deslocamento da raiz.No dente 11, havia evidência de traço oblíquo sugestivo defratura radicular no terço cervical, sem deslocamento radicular oucoronário.Com referência ao quadro clínico descrito acima, julgue os itensa seguir.O uso de cimento de hidróxido de cálcio no dente 21, como material protetor, poderá estimular a formação de dentina terciária.
O traumatismo na lâmina cortical geralmente ocorre devido ao excesso de força exercida na utilização do fórceps em procedimento alveolar.
No tratamento da luxação da articulação temporomandibular, deve ser feita a redução com bandagem simples de Barton. Além disso, o paciente deve receber cuidados terapêuticos para algias.
Recuperar senha