(1,0)
No que diz respeito à toxicologia forense, julgue os itens a seguir.Em casos de suspeita de intoxicação, fatores como anamnese incompleta, material biológico inadequado, síndrome de abstinência e presença de vários agentes tóxicos e de outras patologias dificultam o estabelecimento da correlação entre os resultados laboratoriais e a referida suspeita
No que diz respeito à toxicologia forense, julgue os itens a seguir.O uso crônico de uma substância pode provocar alterações na conformação, no ritmo de síntese e na localização dos receptores. Essas alterações justificam vários fenômenos observados no uso crônico de drogas, como tolerância, taquifilaxia, desensibilização, resistência e hipersensibilidade.
A toxicologia avalia as lesões causadas no organismo por toxicantes e investiga os mecanismos envolvidos no processo. Procura identificar e quantificar as substâncias tóxicas presentes nos fluidos biológicos e determinar os níveis toleráveis no organismo. Os complexos eventos envolvidos na intoxicação, desde a exposição do organismo ao agente até o aparecimento de sinais e sintomas, podem ser classificados em 4 fases: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e fase clínica. Em conformidade com esse assunto, julgue os próximos itens.A via de introdução do agente tóxico no organismo, a concentração do xenobiótico e a susceptibilidade individual devem ser considerados na fase de exposição.
A toxicologia avalia as lesões causadas no organismo por toxicantes e investiga os mecanismos envolvidos no processo. Procura identificar e quantificar as substâncias tóxicas presentes nos fluidos biológicos e determinar os níveis toleráveis no organismo. Os complexos eventos envolvidos na intoxicação, desde a exposição do organismo ao agente até o aparecimento de sinais e sintomas, podem ser classificados em 4 fases: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e fase clínica. Em conformidade com esse assunto, julgue os próximos itens.A fase toxicocinética inclui os processos envolvidos na relação entre disponibilidade química e a concentração do fármaco nos diferentes tecidos do organismo. Faz parte dessa fase a biotransformação e a excreção das substâncias químicas.
Julgue os itens seguintes, acerca de toxicologia e de riscosocupacionais.O método de umidificação é um dos mais eficientes para o controle de poeiras no ambiente de trabalho.
Julgue os itens seguintes, acerca de toxicologia e de riscosocupacionais.Os gases classificados como irritantes primários e de ação sobre os brônquios caracterizam-se por apresentar alta solubilidade em água e ação sistêmica sobre o organismo, porém com foco principal nos pulmões.
Julgue os itens seguintes, acerca de toxicologia e de riscosocupacionais.A exaustão do calor, que pode acometer trabalhadores expostos a altas temperaturas em seu ambiente de trabalho, decorre do excesso de circulação sanguínea no córtex cerebral.
Quando os dados toxicológicos de um agrotóxico não pertencem à mesma classe, o dado mais agravante deve ser utilizado para sua classificação toxicológica.
Os produtos agrotóxicos teratogênicos, carcinogênicos ou mutagênicos são classificados toxicologicamente pela ANVISA como de classe V, extremamente tóxicos.
Os inseticidas organofosforados, que inibem a ação da enzima acetilcolinesterase, são utilizados como acaricidas, nematicidas e fungicidas.
De acordo com os princípios farmacológicos das substâncias com ação no sistema venoso central, julgue os itens subsecutivos.Os opioides, como a morfina e a codeína, podem ser encontrados na urina ocasional por um período de um a três dias após o uso.
De acordo com os princípios farmacológicos das substâncias com ação no sistema venoso central, julgue os itens subsecutivos.No organismo humano, a cocaína, substância estimulante do sistema nervoso central, é rapidamente transformada em benzoilecgonina, metabólito usado como marcador para detecção do consumo dessa droga, que pode ser apurada na urina em até três dias após a última ocorrência de uso.
De acordo com os princípios farmacológicos das substâncias com ação no sistema venoso central, julgue os itens subsecutivos.A hidrossolubilidade dos canabinoides garante o armazenamento dessa substância por longo período no tecido muscular, portanto a excreção da substância por via urinária pode durar várias semanas. Isso explica porque, em usuários crônicos, os metabólitos do tetrahidrocanabinol podem ser encontrados na urina por um período de até vinte e cinco dias após o uso.
Com relação à toxicologia forense, julgue o item seguinte.
Se o resultado do exame de alcoolemia de um indivíduo for positivo, isso significará que, no momento da coleta da amostra para exame, esse indivíduo apresentava a concentração sérica de álcool superior a 0,6 dg/L.
Caso o exame toxicológico de um indivíduo seja positivo para a substância tetraidrocanabinol, será correto concluir que esse indivíduo fez uso de crack ou de outro tipo de substância do grupo da cocaína.
Recuperar senha