(1,0)
Acerca do trauma cranioencefálico (TCE) e da intervenção da terapia ocupacional nesse tipo de quadro, julgue os seguintes itens.
O que diferencia o terapeuta ocupacional dos demais profissionais que trabalham em equipes de reabilitação física são seus conhecimentos e as aplicações de técnicas de reabilitação funcional.
Uma paciente de 76 anos de idade, acamada, com diagnóstico primário de artrite reumatoide, apresenta úlcera de pressão de grau IV na região sacral e foi encaminhada para avaliação da terapia ocupacional durante sua internação hospitalar.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir
A manutenção da força muscular e de amplitude de movimentos, a utilização de articulações maiores e mais fortes na execução de tarefas, o respeito à dor e a inclusão na rotina de atividades que mantenham uma mesma posição por tempo prolongado são alguns dos princípios do programa de proteção articular utilizado por terapeutas ocupacionais em casos semelhantes ao da paciente em questão.
De acordo com os principais modelos de prática da terapia ocupacional, julgue os seguintes itens.
Força, amplitude de movimento, resistência e tolerância são conceitos da abordagem da facilitação neuromuscular proprioceptiva.
O modelo canadense de desempenho ocupacional pode ser considerado holístico, pois guarda uma ampla visão do homem, incluindo os aspectos espirituais de sua experiência. Nesse modelo, a relação terapeuta-paciente é solidamente centrada no cliente, nas suas escolhas e metas.
De acordo com diversas referências bibliográficas e o aumento no número de trabalhos apresentados em congressos, é possível constatar que a terapia ocupacional tem evoluído e ampliado seu campo de atuação na área de oncologia hospitalar no Brasil.
Acerca dessa atuação, julgue os seguintes itens
Anemia, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia e alopecia são reações comuns em pacientes durante o tratamento de quimioterapia e perduram por um longo período depois do término do tratamento.
Com relação às abordagens grupais realizadas por terapeutas ocupacionais, julgue os itens seguintes.
O setting terapêutico é definido como o espaço físico de realização dos grupos.
Caso um paciente, durante uma sessão de grupo, relate a história de um acidente que lhe tenha provocado um trauma cranioencefálico há aproximadamente 4 anos, e com base nessa história, outros integrantes do grupo com problemas semelhantes ganharem esperança, isso exemplificará o fator terapêutico denominado por Yalom como instilação de esperança
As atividades grupais envolvendo pacientes com Alzheimer são extremamente benéficas. A composição ideal dos grupos é entre 5 e 10 pessoas em diferentes estágios da doença. As atividades mais indicadas são: relaxamento, jogos de letras, números, atividades de poesia, música, dança, histórias familiares e álbum de fotografias.
Um paciente meu com diagnóstico de paralisia cerebral, do tipo atetósico, também um doce de pessoa, foi-me encaminhado por sua fonoaudióloga quando tinha cerca de oito anos. Muito inteligente, vinha acompanhando a escola regular, apesar das suas limitações motoras que o impediam, por exemplo, de conseguir escrever... Era alegre e extrovertido...
Embora não caminhasse sozinho e tivesse dificuldade de se fazer entender.
Pádua e Magalhães. Terapia ocupacional: teoria e prática. Campinas, 2003 (com adaptações).
Tomando como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir
O tipo atetósico citado no texto caracteriza a manifestação clínica menos comum da paralisia cerebral, relacionada ao comprometimento do cerebelo ou de suas vias, causando movimentos distais involuntários.
O projeto Mãe Canguru está incluído nas políticas públicas de humanização para o recém-nascido, responsáveis pelas principais mudanças nos paradigmas de assistência à saúde da população.
O projeto garante que o terapeuta ocupacional tenha acesso a um ambiente até então restrito à comunidade médica, enfermeiros e auxiliares. Tomando como base esse assunto e a intervenção da terapia ocupacional na neonatologia, julgue os itens subsequentes.
Na intervenção da terapia ocupacional junto ao recém- nascido prematuro, na UTI, alguns manuseios terapêuticos são indicados, como, por exemplo, a contenção facilitadora, que consiste na aproximação entre as extremidades do corpo (cabeça e membros inferiores). Nas regiões Norte e Nordeste do país, um dispositivo culturalmente difundido e que serve a esse princípio são as redinhas.
No ambulatório de seguimento ou serviço de follow-up, a orientação dos pais se torna uma ferramenta importante para o sucesso do acompanhamento do bebê e para a detecção precoce de disfunções neuromotoras. Para isso, o terapeuta deve possuir vasto conhecimento sobre o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, pois esses bebês deverão receber acompanhamento até a idade de 5 anos.
Sono difuso, hipertonia, tosse, bocejos e olhar fixo são sinais de estresse em recém-nascidos, de acordo com os indicadores comportamentais de estresse de Brazelton.
O modelo sincronoativo de Heidelise Als, utilizado em unidades de neonatologia, delineia caminhos para a observação cerebral do bebê por meio do comportamento do recém-nascido.
As três fases do método Mãe Canguru são realizadas respectivamente na UTI neonatal, na unidade mãe-bebê e na enfermaria pediátrica.
Considerando que muitos pacientes da terapia ocupacional hospitalar são pessoas que, além de enfrentarem um processo de adoecimento, estão passando por diversas transformações e comprometimentos devido ao processo de envelhecimento, julgue os itens a seguir.
A doença de Parkinson, que geralmente requer intervenções da terapia ocupacional com o paciente idoso, é caracterizada como uma desordem crônica e progressiva, que acomete o córtex motor e provoca tremor, bradicinesia e rigidez muscular, entre outros sintomas.
Recuperar senha