(1,0)
Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens seguintes.
Criança com paralisia cerebral que apresenta equilíbrio de tronco sentado até 2 ou 3 anos de idade e controle cervical entre 1 e 2 anos de idade tem um bom prognóstico para marcha.
A hidrocefalia é um achado pouco comum (menos de 10%) nos casos de mielomeningocele.
Grupos não progressivos, mas frequentemente mutáveis de distúrbios motores (tônus e postura), secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento, são características de paralisia cerebral.
Avaliação na terapia ocupacional refere-se ao processo de obter dados, identificar problemas, formular hipóteses, e tomar decisões acerca das intervenções de tratamento. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação do terapeuta ocupacional, as atividades de alimentação, força muscular e aspectos socioculturais ilustram, respectivamente, itens de áreas de desempenho, componentes de desempenho e contexto de desempenho.
A técnica de observação mais comumente utilizada pelo terapeuta ocupacional durante o processo de avaliação é a observação formal em ambientes reais ou simulados. A observação informal pouco acrescenta aos dados acerca do paciente.
Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em patologias da ortopedia e traumatologia, julgue os próximos itens.
Para restabelecimento da força de preensão manual, atividades com massa terapêutica com resistência graduada pode ser exercício indicado.
Nas lesões tendíneas, o principal objetivo da terapia ocupacional é promover a analgesia e favorecer o trabalho de força muscular.
Prevenção de deformidades, confecção de órteses, promoção da analgesia e manuseio da cicatriz são alguns dos objetivos do terapeuta ocupacional em ortopedia e traumatologia.
O exercício isotônico resistido consiste na contração muscular com aumento de tensão e manutenção da articulação em uma posição estável por aproximadamente 5 segundos contra uma resistência externa.
Uma das mais expressivas áreas da terapia ocupacional no Brasil atua com pacientes adultos com disfunções neurológicas. Em conformidade com esse tema, julgue os itens subsequentes.
O quick release, um sistema nas cadeiras de rodas de inclinação do encosto e do assento em relação ao solo, é bastante indicado para vários pacientes após o traumatismo crânioencefálico (TCE).
No modelo biomecânico, utilizado por terapeutas ocupacionais em pacientes com desordens neurológicas, o conceito de braço de alavanca refere-se à parte entre o ponto de apoio e a força aplicada.
Estereognosia compreende uma senso-percepção mista, pois depende da propriocepção (informação de formas/tamanho) com a exterocepção (informação de texturas e materiais).
Antes de tratar a hipertonia, o terapeuta ocupacional e o médico precisam avaliar cuidadosamente a função do tônus; em alguns casos a hipertonicidade pode ter efeitos benéficos.
A rigidez, um dos sintomas da doença de Parkinson, pode ser classificada como sinônimo de espasticidade e hipertonia.
Com relação aos fundamentos da terapia ocupacional e à legislação profissional, julgue os itens seguintes.
Compete ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a expedição de carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados.
Recuperar senha