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No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional na enfermaria pediátrica e na assistência ao recém-nascido, prematuro e(ou) de baixo peso, julgue o próximo item.
O terapeuta ocupacional pode seguir os princípios do modelo de integração sensorial caso o foco da terapia sejam estímulos vestibulares/proprioceptivos que auxiliam no funcionamento auditivo e visual e na interação do recém-nascido com o ambiente.
O terapeuta ocupacional atua na estimulação do recém-nascido estável, que pode expressar estresse no comportamento, entre outras alterações que podem ser identificadas por variações em indicadores comportamentais do sistema autônomo, do sistema motor e do sistema de atenção.
O método canguru é desenvolvido nas seguintes três fases consecutivas: unidade de terapia intensiva neonatal, de cuidados especializados; unidade mãe-bebê, de contato com a mãe; e ambulatório de seguimento, com acompanhamento da criança até os seus nove anos de idade.
Vigilância do desenvolvimento compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas durante a atenção primária à saúde da criança.
No que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional na enfermaria pediátrica e na assistência ao recém-nascido, prematuro e(ou) de baixo peso, julgue o próximo item.As condutas do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar pediátrico devem levar em consideração a história de vida e os valores culturais e sociais dos pacientes, a partir de avaliação individual ou grupal, no leito ou em um setting ampliado.
O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue o item a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.
São recursos de comunicação alternativa utilizados para produzir mensagens: as pranchas de comunicação, o eye-gaze, os comunicadores de voz gravada e o computador.
Em casos de dificuldades motoras graves, como o de Stephen Hawking, a técnica adequada para ser utilizada na comunicação interpessoal pode ser a de varredura.
As técnicas referentes à forma com que o indivíduo escolhe os símbolos do seu recurso de comunicação podem ser diretas, de varredura e de codificação.
O terapeuta ocupacional pode fazer uso do sistema de comunicação primário com indivíduos afásicos e hospitalizados que consigam falar, mas que não sejam capazes de transmitir todas as suas necessidades pela comunicação oral.
O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue o item a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.Sistema de comunicação é um grupo integrado de componentes que inclui os símbolos, os recursos, as estratégias e as técnicas utilizadas pelo indivíduo para auxiliá-lo no desenvolvimento do processo comunicativo.
Avaliação na terapia ocupacional refere-se ao processo de obterdados, identificar problemas, formular hipóteses, e tomardecisões acerca das intervenções de tratamento. A respeito desseassunto, julgue os itens que se seguem.Na avaliação de força muscular, os testes de abdução da escápula e rotação para cima da escápula devem ser realizados com o cliente deitado em decúbito ventral.
Avaliação na terapia ocupacional refere-se ao processo de obterdados, identificar problemas, formular hipóteses, e tomardecisões acerca das intervenções de tratamento. A respeito desseassunto, julgue os itens que se seguem.A avaliação inicial da terapia ocupacional segue um padrão que independe do contexto e do local em que o profissional está inserido.
Um grupo é um sistema de forças em que se distinguem as forçasde desenvolvimento e as forças de coesão. Em relação àsdinâmicas e às abordagens grupais, julgue os itens subsequentes.Nos estudos acerca das abordagens grupais, o termo coesão refere-se às forças que impulsionam o grupo para seus objetivos.
Um grupo é um sistema de forças em que se distinguem as forçasde desenvolvimento e as forças de coesão. Em relação àsdinâmicas e às abordagens grupais, julgue os itens subsequentes.A terapia ocupacional entende que, em um processo de grupo de atividades, as relações pessoais que se estabelecem entre os participantes e entre os participantes e o coordenador são mais importantes que o fazer em si e o produto final obtido.
Um grupo é um sistema de forças em que se distinguem as forçasde desenvolvimento e as forças de coesão. Em relação àsdinâmicas e às abordagens grupais, julgue os itens subsequentes.O que difere grupo social de grupo terapêutico é essencialmente o fato de que no grupo terapêutico as pessoas sempre se reúnem para a obtenção de um fim em comum: o tratamento.
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