(1,0)
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, julgue o item que se segue, no que se refere à triagem e à avaliação do estado nutricional.
Balanço nitrogenado é considerado padrão-ouro para determinação de presença de catabolismo.
Não existem métodos de história dietética validados para uso em população hospitalizada.
Uma paciente de trinta anos de idade encontra-se em coma na UTI de um hospital. Após avaliação nutricional, verificou-se que a paciente está eutrófica, porém impossibilitada de alimentar-se por via oral.Com base no caso clínico acima, julgue o item a seguir.No caso apresentado, deve-se recomendar o uso de nutrição enteral pós-pilórica, visto que a paciente está impossibilitada de se alimentar por via oral.
Uma paciente de trinta anos de idade encontra-se em coma na UTI de um hospital. Após avaliação nutricional, verificou-se que a paciente está eutrófica, porém impossibilitada de alimentar-se por via oral.Com base no caso clínico acima, julgue o item a seguir.A nutrição enteral, após ser preparada, deve ser congelada, minimizando-se assim, os riscos de contaminação.
Uma paciente de trinta anos de idade encontra-se em coma na UTI de um hospital. Após avaliação nutricional, verificou-se que a paciente está eutrófica, porém impossibilitada de alimentar-se por via oral.Com base no caso clínico acima, julgue o item a seguir.O funcionário responsável pela manipulação da nutrição enteral da paciente deve realizar a ação com a paramentação adequada, retirando-a no momento de fazer suas refeições e guardando-a em local adequado até o momento de iniciar a próxima manipulação.
Em relação à terapia de nutrição enteral, julgue o seguinte item.
Conforme legislações específicas, a área de preparo de nutrição enteral deve ser exclusiva para este fim, ou seja, não pode ser compartilhada com lactário.
Os fatores a serem considerados na seleção do tipo de acesso para a nutrição enteral relacionam-se à preservação da anatomia do trato gastrointestinal, à duração da terapia e aos riscos de broncoaspiração.
São consideradas contraindicações absolutas de prescrição de nutrição enteral os casos em que o paciente apresenta quadro de instabilidade hemodinâmica e peritonite severa.
Cabe ao nutricionista avaliar e assegurar a correta administração da nutrição enteral, conforme previsto na Resolução RDC n.º 63/2000 da ANVISA.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue o item subsecutivo.
A prescrição de dieta para auxiliar na manutenção ou na recuperação do estado nutricional do paciente com pancreatite varia de normocalórica a hipercalórica, a depender do grau de hipermetabolismo desse paciente.
Os triglicerídeos de cadeia longa são a fonte lipídica mais recomendada para facilitar a absorção dos lipídios dietéticos.
No que tange à terapia nutricional enteral utilizada durante as manifestações clínicas de pancreatite aguda grave, julgue os item subsecutivo.
A prescrição de dieta hipoproteica com ingestão menor que 0,8 gramas de proteína ao dia auxilia na diminuição do catabolismo proteico presente em pacientes com pancreatite aguda grave.
A localização da sonda deve ser preferencialmente pós-pilórica para facilitar o processo digestivo.
A. Garófolo. Diretrizes para terapia nutricional e crianças com câncer em situação crítica. In: Revista de Nutrição, v. 18, n.º4, 2005, p. 513-27 (com adaptações)
Considerando o algoritmo precedente, julgue o item que se segue.
Entende-se que pacientes na situação C não se encontram em risco nutricional, uma vez que conseguem ingerir alimentos por via oral.
São exemplos da situação D a síndrome do intestino curto, pancreatite aguda grave, doença inflamatória intestinal grave e isquemia do intestino delgado. Nessas situações, a nutrição parenteral promove repouso digestivo ao mesmo tempo em que fornece aporte de nutrientes.
Recuperar senha