(1,0)
Com relação às teorias da personalidade e suas técnicaspsicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.As terapias de aprendizagem social são uma abordagem de psicoterapia que reconhece e valoriza o homem em sua originalidade, sua restauração e a reorganização da qualidade do seu contato com o meio para buscar sua autonomia e autorrealização.
Com relação às teorias da personalidade e suas técnicaspsicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.A terapia de aceitação e compromisso trata, principalmente, da esquiva emocional e se propõe a abandonar as tentativas de controlar as lembranças negativas para encontrar fontes alternativas de reforçamento.
Com relação às teorias da personalidade e suas técnicaspsicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.As terapias analítico-comportamentais apresentam propostas de intervenção para várias aplicações, exemplificadas pela terapia de aceitação e compromisso e pela psicoterapia analítica funcional.
Julgue o item subsequente. A psicopatologia, vista pela clínica fenomenológica, é compreendida através do posicionamento do sujeito na existência, a partir de escolhas que ocasionaram o seu aprisionamento, buscando o indivíduo preservar-se de si, ou de situação qualquer, por vezes deparando-se com rígidos critérios que limitam sua existencialidade.
Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.Nas abordagens existencialistas, os terapeutas utilizam-se de técnicas fundamentadas no condicionamento operante ou no condicionamento clássico.
Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.
A psicologia do esporte engloba o estudo e a atuação em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar dos atletas, aplicando técnicas apropriadas, como testes para determinação de perfis de personalidade, de capacidade motora e sensorial para possibilitar o diagnóstico e orientação individual ou grupal na atividade desempenhada.
A psicoterapia familiar auxilia no relacionamento entre casais ou membros de uma família, provendo o reconhecimento de padrões rígidos que têm conseqüências indesejáveis, ampliando suas consciências em relação a essas estruturas, gerando uma descristalização e possibilitando a superação dos distúrbios ligados à estrutura familiar.
A terapia comportamental baseia-se em alguns princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento como a eliminação de sintomas psicopatológicos mediante a aplicação de suas técnicas. Essas técnicas incluem o condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem social, a inibição recíproca e a dessensibilização sistemática.
A terapia cognitiva baseia-se em conceitos da psicologia cognitiva e social, da teoria do processamento patológico das informações, da teoria psicanalítica e da investigação empírica clínica. A premissa básica é que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas sentem e se comportam. Outra premissa é de que o que perturba as pessoas não são as coisas em si, mas suas concepções em relação a elas.
As psicoterapias breves são tratamentos de inspiração psicanalítica, cuja duração é largamente inferior à de uma psicanálise clássica, enquanto em um tratamento psicanalítico a duração jamais é determinada de antemão.
Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar, mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses, Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo companhia a uma prima de sua idade em tratamento oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando ajudar.Segundo a teoria comportamental, os medos de Márcia têm propriedades negativamente reforçadoras, uma vez que a enviam para o pronto-socorro, onde ela recebe atenção e é retirada de suas responsabilidades escolares, por exemplo.
A respeito dos elementos considerados essenciais para aindicação de uma psicoterapia breve, julgue os itens seguintes.
Um desejo decidido por parte do paciente para realizar mudanças habilita-o à psicoterapia breve.
A habilidade revelada pelo paciente na entrevista inicial de reagir às interpretações é indicativo para a psicoterapia breve.
Todo paciente pode-se submeter a uma psicoterapia breve, sem nenhuma restrição.
Recuperar senha