(1,0)
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue ositens que se seguem.
O objetivo da aprendizagem nas instituições é melhorar a produtividade empresarial e não, a pessoal.
O pedagogo deve estimular a especialização profissional individual, em detrimento da totalidade do processo educativo na empresa.
Para não se tornar apenas um instrutor na empresa, o pedagogo empresarial deve estabelecer, na realização de suas tarefas, a diferença entre educar e instruir.
Nas empresas, pedagogos devem estimular a hetero e a autoeducação.
O trabalho de um pedagogo na empresa limita-se à área de recursos humanos, não sendo possível que ele atue diretamente nos produtos da empresa.
Acerca dos tipos de projetos desenvolvidos na área educacional, julgue o item a seguir.
Os projetos de ensino se referem ao exercício das funções do professor.
Projetos de pesquisa visam desenvolver produtos ou novos serviços.
No que se refere aos projetos político-pedagógicos, julgue o item.
Considerando-se uma visão crítica de projetos político-pedagógicos, como o Projeto Classe de Aceleração, é correto afirmar que este teve efeitos negativos sobre a qualidade do ensino, mas efeitos positivos sobre as estatísticas educacionais, sobre os custos da educação pública e sobre o sentimento de inclusão entre os que obtêm diploma.
Quanto à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor, julgue o item.
A dimensão ética da prática pedagógica docente relaciona-se com a finalidade do trabalho educativo, tendo como referência a promoção da dignidade humana e o alcance dos objetivos estabelecidos no projeto político-pedagógico que orienta sua prática. Desse modo, a dimensão ética não pode ser confundida com o código de ética, que tem caráter normativo.
Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim. Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item. Os termos projeto, político e pedagógico significam, respectivamente: ação intencional explicitada em um planejamento; compromisso sociopolítico com os interesses coletivos da comunidade escolar; e efetivação da intencionalidade educativa dos sujeitos pertencentes à comunidade escolar.
Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim. Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item. O projeto político-pedagógico, em sua dimensão pedagógica, manifesta a possibilidade de efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
Quanto à andragogia, ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender, julgue o item.
A experiência é uma das fontes para a aprendizagem de um adulto, que pode ser motivado a aprender conforme vivencia necessidades e interesses.
Assim como as crianças e os adolescentes possuem necessidades distintas durante as fases de desenvolvimento e aprendizado, o público adulto também demanda ações e abordagens específicas.
Acerca dos componentes do processo de ensino e dos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas, julgue o item.
Em uma concepção de educação tecnicista, a definição dos objetivos, seja da educação, seja do processo de ensino-aprendizagem, é relevante, porque o foco está no próprio planejamento, que deve garantir produtividade e eficiência como resultados do processo educativo.
No contexto pedagógico, a formulação de um objetivo — propósito que se busca alcançar quando se realiza uma ação — permite que o professor oriente a prática pedagógica; contudo, a definição do objetivo não impacta o processo de aprendizagem dos estudantes.
Recuperar senha