(1,0)
A respeito das técnicas básicas de necropsia, julgue o item subsequente.
Para a remoção do encéfalo, deve-se, inicialmente, afastar a sua porção anterior, a fim de expor os nervos óticos, que devem ser cortados rentes à base do crânio.
A abertura da calota craniana em recém-nascidos deve ser realizada com uma tesoura forte e os cortes devem ser feitos nas regiões das suturas e fontanelas, separando-se os ossos como se fossem pétalas de uma flor.
Julgue o próximo item, relativo ao instrumental utilizado em necropsia.
As ruginas são instrumentos cortantes que servem para seccionar tecidos delicados, devendo, portanto, estar bem afiadas.
O escopro, instrumento cirúrgico parecido com uma talhadeira, é utilizado para remover a calota craniana, após esta ser demarcada com uma serra.
As pinças hemostáticas são autoestáticas, ou seja, podem ficar fechadas sem a necessidade de pressão manual constante.
As pinças Halsted e Kelly podem ser retas ou curvas, e estas são maiores que aquelas.
No porta-agulhas, diferentemente das demais pinças, a ponta ativa é mais robusta e a articulação se encontra mais próxima da ponta ativa, o que proporciona maior firmeza ao se pegar a agulha.
As tesouras de pontas rombas, ao contrário das de pontas agudas, são apropriadas para a divulsão dos tecidos.
Com relação a técnicas de conservação de cadáveres, julgue o item a seguir.
Um dos principais componentes das soluções utilizadas em tanatopraxia é o aldeído fórmico.
Na plastinação, componentes orgânicos corporais são substituídos por silicone, poliéster e epóxi, sendo a não toxicidade uma vantagem dessa técnica.
A técnica de glicerinar peças anatômicas para estudo, como forma de conservação destas, é vantajosa, se comparada às técnicas históricas, devido à melhor manutenção da coloração das peças e, em especial, à não toxicidade das peças.
A preparação de peças ósseas para ensino e pesquisa é realizada pela técnica da maceração, que inclui a cocção dessas peças.
Na cena de um crime, peritos criminais encontraram o corpo de um jovem, com tatuagens e exibindo escoriações recentes na face, ferida contusa no supercílio direito e ferida de entrada de projétil de arma de fogo na região frontal direita, com as seguintes características: diâmetro menor que o do projétil, arredondada, com orla de escoriação, halo de enxugo e aréola equimótica.Com base na situação hipotética acima, julgue o item a seguir.Na situação considerada, caso o corpo tenha sido encontrado às 10 h, em estado de completa rigidez cadavérica, será correto concluir que a morte tenha ocorrido aproximadamente às 22 h do dia anterior.
Julgue o item seguinte, que tratam de aparelhagem, equipamentos e instrumental cirúrgico utilizados na perícia médico-legal.Foi solicitada ao instituto de medicina legal (IML) a remoção de um corpo encontrado dentro de uma residência. A vítima estava completamente dependurada por uma corda, presa ao pescoço, e com um bilhete dentro de um dos bolsos da calça, comunicando que não desejava viver por mais tempo.Julgue o item a seguir, relativos ao exame do cadáver mencionado na situação hipotética acima.Qualquer médico poderia assinar a declaração de óbito, pois a morte por enforcamento é evidente, dispensando o exame necroscópico no IML existente naquela localidade.
Julgue o item seguinte, que tratam de aparelhagem, equipamentos e instrumental cirúrgico utilizados na perícia médico-legal.Foi solicitada ao instituto de medicina legal (IML) a remoção de um corpo encontrado dentro de uma residência. A vítima estava completamente dependurada por uma corda, presa ao pescoço, e com um bilhete dentro de um dos bolsos da calça, comunicando que não desejava viver por mais tempo.Julgue o item a seguir, relativos ao exame do cadáver mencionado na situação hipotética acima.Em razão do acúmulo de sangue nos membros inferiores, a decomposição cadavérica nessa região, nesse caso denominada putrefação úmida, seria mais lenta.
Recuperar senha