(1,0)
A respeito da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.
Tendo em vista o baixa no estoque de materiais de impressão, cujos tonners para impressoras e resmas de papel A4 é suficiente apenas para abastecer o consumo por cerca de duas semanas, solicitamos a tomada de orçamentos para posterior aquisição de tais materiais.
Em razão da implantação da nova ferramenta para acompanhamento dos processos mediante sistema eletrônico, informamos a essa Comissão que, a partir do presente mês, o andamento processual deverá ser consultado diretamente pelo sítio deste Conselho, bastando acessar o link “acompanhamento de processos”.
Julgue o próximo item, relativo à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado no que diz respeito à correspondência oficial.
Esclarecemos que foram expedidas notificações para o conhecimento da instauração do processo, para a apresentação de informações, justificativas ou defesa e para a cobrança do débito.
Informo à V. S.ª de que os documentos solicitados, foram encaminhados para o endereço eletrônico cadastrado no setor de recursos humanos.
Com base nos preceitos das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (UnB), julgue os itens subsecutivos.Nos documentos oficiais da UnB, é admitido o emprego da terceira pessoa do singular ou da primeira do plural, devendo-se, ao se optar por uma delas, manter essa opção em todo o texto.
Leia o fragmento abaixo.“Subi ao avião com indiferença, e como o dia não estava bonito, lancei apenas um olhar distraído a essa cidade do Rio de Janeiro e mergulhei na leitura de um jornal Depois fiquei a olhar pela janela e não via mais que nuvens, e feias. Na verdade, não estava no céu; pensava coisas da terra, minhas pobres, pequenas coisas. Uma aborrecida sonolência foi me dominando, até que uma senhora nervosa ao meu lado disse que “nós não podemos descer!”. O avião já havia chegado a São Paulo, mas estava fazendo sua ronda dentro de um nevoeiro fechado, à espera de ordem para pousar. Procurei acalmar a senhora.”BRAGA, Rubem. Um braço de mulher. In: MORICONI, Ítalo. Os 100 melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2009.Com base na sintaxe desse fragmento, analise as proposições a seguir.I. A expressão com indiferença é classificada como adjunto adverbial de modo.II. No trecho o dia não estava bonito, a palavra bonito funciona como predicativo do sujeito.III. Em Uma aborrecida sonolência, Uma e aborrecida são adjuntos adnominais de sonolência.IV. Na oração O avião já havia chegado a São Paulo, não está presente a função sintática de sujeito.Está(ão) CORRETA(S)
Na frase: "Você precisa entender que não é dessa maneira que se alcança o sucesso", as orações relacionam-se sintaticamente através do processo de:
Considere o fragmento abaixo para responder às questões 6 e 7 seguintes.“para justificar aos olhos do seu povo a existência fácil e opulenta das facções que a têm dirigido” (3º§) Em um texto, os adjuntos adnominais cumprem importante papel caracterizador e podem ser expressos por uma ou mais palavras. Dentre os termos indicados abaixo, assinale o único que não exerce essa função sintática na passagem acima.
De acordo com Bechara, avalie as afirmações que seguem relativamente a Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração:
I. Em uma oração, o único constituinte indispensável é o verbo − ou sintagma verbal −, que se constitui no núcleo da oração, que reúne, na maioria das vezes, duas unidades significativas entre as quais estabelece a relação predicativa − o sujeito e o predicado.
II. Chama-se sujeito à unidade ou sintagma nominal que estabelece uma relação predicativa com o núcleo verbal para constituir uma oração. É na realidade uma explicitação léxica do sujeito gramatical que o núcleo verbal da oração normalmente inclui como morfema número-pessoal.
III. O predicado de uma oração pode ser simples ou complexo, conforme o conteúdo léxico do verbo que lhe serve de núcleo. Há verbos cujo conteúdo léxico é de grande extensão semântica; de modo que, se desejamos expressar determinada realidade, temos de delimitar essa extensão semântica mediante o auxílio de outros signos léxicos adequados à realidade concreta.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pela oração subordinada em destaque no período: “E mostraremos o que estamos fazendo à medida que avançamos e aí então você pode fazer seu julgamento”.
Nas orações: “Você é triste, e de tristeza morrerá.”, as palavras destacadas são:
“Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência da inteligência humana, nem a superioridade e a nobreza do homem, como o fato de ele poder conhecer, compreender por completo e sentir fortemente a sua pequenez.”Os termos desse pensamento mostram paralelismo perfeito nos seguintes segmentos:
Considere a frase abaixo:
“Se puserdes as mais sublimes virtudes e os mais profundos conhecimentos em um sujeito solitário”.
Analise as afirmativas feitas em relação à frase.
1. A frase apresenta um sujeito oculto ou subentendido no verbo, como em: “Apeteciam aos viajantes aqueles frutos da árvore”.
2. O verbo apresenta objeto direto.
3. A frase é concluída com uma expressão que sintaticamente é um adjunto adverbial.
4. A expressão “os mais profundos conhecimentos” completa o verbo da oração.
5. A frase é uma oração subordinada substantiva, em relação ao contexto em que se insere.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência da inteligência humana, nem a superioridade e a nobreza do homem, como o fato de ele poder conhecer, compreender por completo e sentir fortemente a sua pequenez.” Os termos desse pensamento mostram paralelismo perfeito nos seguintes segmentos:
No trecho “Durante o casamento, a palavra morreu-lhe nos lábios.”, a palavra grifada tem idêntica função sintática em:
Recuperar senha