(1,0)
A economia do setor público é o pilar econômico que permite a compreensão das atividades governamentais, em particular no que se refere às finanças públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla NFSP, sempre que for utilizada, se refere a Necessidade de Financiamento do Setor Público.
A teoria da escolha pública refere-se às decisões coletivas acerca de bens públicos, destacando-se que as decisões coletivas resultam de decisões individuais. Entre os conceitos dessa teoria, o teorema do eleitor mediano indica que a escolha entre pares de alternativas nem sempre resulta na escolha preferida pelo grupo.
Com relação às políticas econômicas em geral e à participação do setor público na economia, julgue os itens que se seguem.Entre as explicações que dão sustentabilidade à chamada Lei de Wagner está a constatação de que, à medida que as populações aumentam e se adensam paralelamente ao crescimento da renda, a demanda global de bens públicos apresenta-se com elasticidade-renda maior do que um.
Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.Devem ser providos pelo Estado os bens que têm rivalidade no seu consumo e que excluem os consumidores que não pagam por eles.
A respeito dos conceitos de que trata a teoria da regulação econômica, que justificam a intervenção do Estado para promover o bem-estar da sociedade, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o princípio da não exclusão, os bens públicos possibilitam o consumo a um indivíduo ou empresa sem prejuízo aos demais integrantes da sociedade, de forma que esses bens são compatíveis com o conceito de mercado perfeitamente competitivo.
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens.A oferta de bens e serviços públicos é financiada basicamente por meio de impostos. Ao saber que não poderá ser excluído do consumo de determinado bem público, o indivíduo tem poucos incentivos para contribuir voluntariamente com seu financiamento, o que gera um problema denominado carona e justifica, economicamente, a necessidade de cobrança compulsória.
Julgue os itens que se seguem, acerca da presença do Estado na economia.A teoria do gasto público e a das funções do governo fundamentam-se nas falhas de mercado, que incluem a existência de bens públicos e os monopólios naturais.
Em relação à economia do setor público, julgue os itens a seguir.Bens públicos puros são não rivais e não excludentes por meio do mecanismo de preços.
A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiênciados mercados privados. Por essa razão, a análise econômica dosetor público, que trata das atribuições do Estado nas economiasde mercado e de suas formas de financiamento, constitui umimportante ferramental para o entendimento do papel do governonessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itensseguintes.De acordo com a Lei de Wagner, o crescimento da participação do gasto público no produto interno bruto (PIB) ao longo do tempo, na maioria dos países, explica-se, em parte, pelo fato de muitos dos bens e serviços ofertados pelo setor público serem bens de luxo (luxuries).
A ação do governo na economia contribui para elevar a eficiênciados mercados privados. Por essa razão, a análise econômica dosetor público, que trata das atribuições do Estado nas economiasde mercado e de suas formas de financiamento, constitui umimportante ferramental para o entendimento do papel do governonessas economias. Com relação a esse tópico, julgue os itensseguintes.A atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no âmbito da proteção de animais silvestres, justifica-se pela dificuldade de se estabelecer direitos de propriedade sobre esses animais, o que faz com que eles sejam considerados como bens públicos puros.
Julgue o item subsequente , relativo à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública no Brasil.A DBGG considera o total das dívidas de responsabilidade do governo junto ao setor privado.
Recuperar senha