(1,0) As medidas de proteção social definidas pelo SUAS apresentam graus de complexidade, com diferentes formas de execução pelos trabalhadores da assistência social. Essas formas de execução localizam-se nos serviços continuados, operacionalizados nas modalidades interventivas junto aos usuários dos serviços com importantes implicações éticas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. As modalidades interventivas de natureza políticopedagógica realizadas por assistentes sociais no atendimento sociofamiliar visam o desenvolvimento e o protagonismo popular no acesso aos direitos, no fortalecimento da subjetividade política e na alteração das condições materiais de sobrevivência.
(1,0) Diversos autores argumentam que a concepção da pesquisa como mediação constitutiva da identidade e exercício profissional, embora correta, tem levado profissionais do serviço social a algumas situações-armadilha. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Entre as situações-armadilha, destaca-se a predominância do debate sobre o método da pesquisa, atribuindo caráter secundário ao objeto, aos resultados e à direção social do conhecimento.
(1,0) O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%. Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 62 a 66. O crescimento do terceiro setor está relacionado ao avanço do neoliberalismo e à substituição de papéis tradicionalmente exercidos pelo governo, os quais passaram a ser desenvolvidos por outros atores, principalmente pelas organizações do referido setor.
(1,0) O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%. Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 62 a 66. Entre as polêmicas encontradas no debate sobre o tema, destaca-se a confusão conceitual entre a sociedade civil e o terceiro setor. Este último se constitui como um dos pilares das sociedades democráticas, visto como um conjunto de cidadãos organizados que se posiciona como intermediário entre o mercado e o Estado e se proclama interlocutor dos cidadãos em geral.
(1,0) O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%. Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 62 a 66. Há consenso entre os autores de que, nas ONGs, a participação popular ocorre naturalmente e de forma efetiva por se tratar de organizações historicamente ligadas a conceitos e abordagens tradicionais de gestão com bases comunitárias e emancipatórias.
(1,0) O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%. Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 62 a 66. O crescimento do terceiro setor apresenta a filantropia com novas faces estratégicas e com um discurso direcionado para a defesa da qualidade dos bens e serviços oferecidos, passando a fazer parte da moderna filantropia solidária.
(1,0) Acerca do projeto ético-político do serviço social, julgue os itens a seguir. A ampliação e a consolidação dos direitos é definida como dever legal de toda a sociedade.
(1,0) Acerca do projeto ético-político do serviço social, julgue os itens a seguir. Ao adotar a liberdade como valor central, o projeto éticopolítico do serviço social assume o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
(1,0) Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e também o aumento de investimentos no Programa de Volta para Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O Programa de Volta para Casa vem produzindo efeitos imediatos no cotidiano das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos, podendo, portanto, ser identificado como intervenção, no poder de contratualidade social dos beneficiários, potencializando sua emancipação e autonomia.
(1,0) Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e também o aumento de investimentos no Programa de Volta para Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A lei que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais assegura que em situações de crise seja realizada a internação em instituições com características asilares, mesmo que estas não ofereçam a assistência integral inclusive de assistência social nem a garantia de sigilo nas informações prestadas, por se tratar de um quadro emergencial.
(1,0) Recomenda-se que, na pesquisa qualitativa, as questões éticas sejam tratadas somente na etapa de análise dos dados, como forma de garantir o cumprimento das etapas de maneira independente.
(1,0) O número de fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil cresceu três vezes mais que o das organizações públicas e privadas entre 1996 e 2005. Segundo pesquisa do IBGE e IPEA, a expansão das primeiras foi de 215,1% contra 74,8% das segundas. A partir de 2002, data da pesquisa anterior, subiu 22,6%. Acerca do debate sobre o terceiro setor e da complexidade que o envolve, julgue os itens de 62 a 66. As organizações não governamentais (ONGs), quando financiadas por entidades de caráter governamental, por meio de parcerias, ou quando contratadas pelo Estado, pela via da terceirização, para desempenhar determinadas funções, geralmente não têm a autonomia que pretendem.
(1,0)
O processo de descentralização das políticas sociais, entre elasa política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviçosocial a atuação nos níveis de planejamento, gestão ecoordenação de equipes, programas e projetos. Com relação aessa temática, julgue os itens que se seguem.
Consideram-se três enfoques básicos no processo de planejamento: o planejamento social em si, como instrumento que orienta as mudanças sociais; o planejamento institucional, como instrumento de gestão e gerência; e o planejamento como técnica estritamente ligada à ação, ou seja, instrumento inerente a prática profissional.
(1,0) O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a essa temática, julgue os itens que se seguem. O planejamento começou a integrar a matriz discursiva do serviço social mais densamente na década de 70 do século XX, influenciado pelo discurso da racionalidade e da intervenção nos processos de mudança, necessários e em curso nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
(1,0) O processo de descentralização das políticas sociais, entre elas a política de saúde, vem requisitando aos profissionais de serviço social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Com relação a essa temática, julgue os itens que se seguem. Com a adoção do paradigma biomédico no processo saúdedoença a partir do Sistema Único de Saúde, exige-se dos profissionais da área, entre eles o assistente social, o uso de indicadores centrados nas doenças e nas especialidades, para o planejamento das ações relacionadas à atenção básica.
Recuperar senha