(1,0)
Acerca da regulamentação de segurança e saúde no trabalho, julgue os itens.
É recomendável que, ao se determinarem os limites de exposição ao ruído, leve-se em consideração a opinião de representantes dos empregadores.
As estatísticas oficiais sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais já consolidadas mais recentes dizem respeito ao ano 2011. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.
No referido ano, a incidência de doenças do trabalho registradas mediante CAT no INSS foi maior em mulheres que em homens.
Acerca da perícia médica do INSS, julgue os itens que se seguem.
Caso um segurado do INSS que exerça mais de uma atividade se torne incapaz de realizar definitivamente uma delas, ele deverá ser aposentado por invalidez, sendo vedada a manutenção da outra atividade.
Caso um empregado de uma empresa de construção de redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto desenvolva miocardiopatia infecciosa, o quadro deverá ser considerado como acidente de trabalho, por meio de nexo técnico epidemiológico.
A inspeção de ambientes de trabalho para fins previdenciários e a caracterização da invalidez para benefícios previdenciários e assistenciais são atribuições que competem privativamente aos peritos médicos da previdência social e, supletivamente, aos supervisores médico-periciais.
Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.
Cervicalgia, lombalgia, dedo em gatilho e fibromatose da fáscia palmar são diagnósticos possivelmente relacionados ao trabalho e, portanto, podem ser enquadrados como LER/DORT.
A respeito das doenças pulmonares de origem ocupacional, julgue os próximos itens.
A principal causa da pneumoconiose em trabalhadores que lidam com o carvão é a exposição ocupacional ao carvão vegetal proveniente da parte lenhosa de madeiras não resinosas.
No Brasil, o uso da maior parte dos asbestos é proibido, exceto o crocidolita, cujo limite de tolerância mostra-se inferior ao proposto pelos organismos internacionais de saúde e segurança do trabalho.
As atividades ou operações que exponham os trabalhadores sem proteção adequada a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), não oferecem risco grave e iminente.
Os trabalhadores que executarem serviços que envolvem o risco de queda de objetos cortantes nos pés, a exemplo dos mecânicos, dos armadores e dos eletricistas, devem receber da empresa, gratuitamente, bota com biqueira de aço.
Em caso excepcional, pode ser permitido o compartilhamento das instalações sanitárias por usuários de ambos os sexos, desde que seja garantida a privacidade necessária, de acordo com a NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
O GLP canalizado no interior de edifcações não deverá ter pressão superior a 1,5 kg/cm2 .
De acordo com a NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, consideram-se as vibrações como um risco ambiental causado por agente químico existente no ambiente de trabalho
Para trabalho manual que tenha de ser feito sentado ou em pé, deve ser proporcionado ao trabalhador mobiliário que atenda aos itens referentes à ergonomia e que permita variações posturais, com ajustes de fácil acionamento, de modo a prover espaço sufciente para o conforto dele. No caso do dispositivo de apontamento na tela (mouse), deve-se apoiá-lo na mesma superfície do teclado, colocá-lo em área de fácil alcance e com espaço sufciente para sua livre utilização.
A ergonomia defne as referências técnicas, os princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Recuperar senha