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Matéria: Romantismo x
#225418
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Romantismo
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Nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), no item que versa a respeito dos sujeitos e seus diferentes percursos formativos: a criança, o jovem, o adulto e o idoso, consta que:
1. Tendo em consideração a perspectiva orgânica e integrada assumida nestas diretrizes, enfatiza-se a condição privilegiada para o desenvolvimento de intenso diálogo e articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas diferentes fases e modalidades, já que ambos são de responsabilidade do governo municipal.
2. Se faz necessário identificar algumas características centrais das diferentes idades da vida, a saber, a infância, a juventude, a adultez e a velhice, no sentido de considerá-las como basilares para a elaboração de propostas educativas.
3. A infância é um momento da vida, demarcado por condições estruturais, sociais e históricas, como de classe, gênero, religião, cultura.
4. A infância é um grupo social constituído por crianças, que assim como os adultos, vivem sob os condicionantes sociais e têm suas vidas marcadas por estes. Demarca-se pela heterogeneidade como sua característica central, rompendo com visões românticas de que a infância é um tempo bonito e bom para todos.
5. As crianças são tidas como sujeitos potentes, que precisam de espaços, tempos e propostas que as reconheçam como tal e que assegurem uma educação de qualidade pautada na brincadeira e na interação como centrais na constituição humana.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#225417
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No Brasil, são identificadas três grandes linhas projetuais na arquitetura paisagística: 1. ECLÉTICA; 2. MODERNA; 3. CONTEMPORÂNEAS, não vinculadas a nenhum período exclusivo. Relacione cada uma delas com suas respectivas características apresentadas a seguir.

( ) Recriação da imagem de paraísos perdidos e campos bucólicos.

( ) Tratamento do espaço livre com uma visão romântica e idílica.

( ) Abandono de qualquer referência do passado imediato.

( ) Surgimento de novas organizações do espaço livre direcionando por um viés ecológico.

( ) Reintrodução da cenarização exacerbada, inspirada em figurações da própria arquitetura.

( ) Adoção de forte postura nacionalista com supervalorização da vegetação nativa.

( ) Concepção pitoresca do mundo com espaços destinados à contemplação e ao passeio.

( ) Substituição dos canteiros floridos por ambientes destinados às atividades esportivas.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

#225416
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Ao classificar a dança, busca-se agrupar diferentes manifestações existentes em categorias distintas de características comuns. Considerando a classificação da dança, associe as duas colunas:
TIPOS
1 – Dança criativa/dança educativa 2 – Dança de salão 3 – Dança da cultura popular/folclóricas 4 – Dança urbana 5 – Dança circular 6 – Dança clássica 7 – Dança moderna 8 – Dança contemporânea

EXEMPLOS
( ) balé clássico e suas fases: romântica, moderna e contemporâneo ( ) balaio, frevo, caranguejo, quadrilha ( ) sagradas, folclóricas nacionais e internacionais, brincadeiras de roda ( ) dança expressiva, dança abstrata, dança concreta, dança experimental ( ) expressão corporal, improvisação ( ) break dance, funk, locking, house dance ( ) dança butoh, dança teatro, dança tecnológica ( ) samba de gafieira, forró, lambada

A sequência CORRETA dessa associação é:

#225415
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Na filosofia hegeliana, a dialética é apresentada como lei suprema que rege todo o real, bem como o processo do pensamento filosófico. Em seguida, é na lógica que se dissolve a diferença entre o conhecimento subjetivo e a objetividade do mundo, em direção ao conhecimento do Todo, o Absoluto. (ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia: do Romantismo ao Empirocriticismo. Vol. 5. São Paulo: Paulos, 2005, p. 118-119)
Dentre as alternativas a seguir, qual está CORRETA quanto ao papel da lógica no sistema de Hegel?

#225414
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Foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira da segunda geração romântica, considerado o “poeta da natureza”, nascido em Rio Claro (RJ), abordando temas sobre a natureza, a angústia, a solidão, a melancolia e o desengano, assim como temas sociais e políticos.
A afirmativa feita acima diz respeito a:

#199420
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Do amor à pátria

São doces os caminhos que levam de volta à pátria. Não à pátria amada de verdes mares bravios, a mirar em berço esplêndido o esplendor do Cruzeiro do Sul; mas a uma outra mais íntima, pacífica e habitual — uma cuja terra se comeu em criança, uma onde se foi menino ansioso por crescer, uma onde se cresceu em sofrimentos e esperanças plantando canções, amores e filhos ao sabor das estações.

MORAES, V. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

O nacionalismo constitui tema recorrente na literatura romântica e na modernista. No trecho, a representação da pátria ganha contornos peculiares porque

#199419
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Romantismo para o Enem + IMAGEM 3

Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na

#199418
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Romantismo para o Enem + IMAGEM 2

MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm. Masp, São Paulo, 1866.
Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).
Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na

#199417
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Leito de folhas verdes

Brilha a lua no céu, brilham estrelas,

Correm perfumes no correr da brisa,

A cujo influxo mágico respira-se

Um quebranto de amor, melhor que a vida!

A flor que desabrocha ao romper d’alva

Um só giro do sol, não mais, vegeta:

Eu sou aquela flor que espero ainda

Doce raio do sol que me dê vida.

DIAS, G. Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1979 (fragmento).

Na perspectiva do Romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela

#199416
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Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.

Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.

Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.

ALENCAR, J. Senhora. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.

A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a

#199415
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O laço de fita

Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...

Prendi meus afetos, formosa Pepita.

Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!

Não rias, prendi-me

Num laço de fita.

Na selva sombria de tuas madeixas,

Nos negros cabelos de moça bonita,

Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,

Formoso enroscava-se

O laço de fita.

[...]

Pois bem! Quando um dia na sombra do vale

Abrirem-me a cova... formosa Pepita!

Ao menos arranca meus louros da fronte,

E dá-me por c'roa...

Teu laço de fita.

ALVES, C. Espumas flutuantes. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015 (fragmento).

Exemplo da lírica de temática amorosa de Castro Alves, o poema constrói imagens caras ao Romantismo. Nesse fragmento, o lirismo romântico se expressa na

#199414
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Soneto
Oh! Páginas da vida que eu amava, Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!... Ardei, lembranças doces do passado! Quero rir-me de tudo que eu amava!
E que doido que eu fui! como eu pensava Em mãe, amor de irmã! em sossegado Adormecer na vida acalentado Pelos lábios que eu tímido beijava!
Embora — é meu destino. Em treva densa Dentro do peito a existência finda Pressinto a morte na fatal doença!
A mim a solidão da noite infinda! Possa dormir o trovador sem crença. Perdoa minha mãe — eu te amo ainda!
AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996
A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com o(a)

#199413
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Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.

ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006.

O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como "parenta" de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois

#199412
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Estas palavras ecoavam docemente pelos atentos ouvidos de Guaraciaba, e lhe ressoavam n’alma como um hino celestial. Ela sentia-se ao mesmo tempo enternecida e ufana por ouvir aquele altivo e indómito guerreiro pronunciar a seus pés palavras do mais submisso e mavioso amor, e respondeu-lhe cheia de emoção: — Itajiba, tuas falas são mais doces para minha alma que os favos da jataí, ou o suco delicioso do abacaxi. Elas fazem-me palpitar o coração como a flor que estremece ao bafejo perfumado das brisas da manhã. Tu me amas, bem o sei, e o amor que te consagro também não é para ti nenhum segredo, embora meus lábios não o tenham revelado. A flor, mesmo nas trevas, se trai pelo seu perfume; a fonte do deserto, escondida entre os rochedos, se revela por seu murmúrio ao caminhante sequioso. Desde os primeiros momentos tu viste meu coração abrir-se para ti, como a flor do manacá aos primeiros raios do sol.

GUIMARÃES, B. O ermitão de Muquém. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.

O texto de Bernardo Guimarães é representativo da estética romântica. Entre as marcas textuais que evidenciam a filiação a esse movimento literário está em destaque a

#199411
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Romantismo para o Enem + IMAGEM 1

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é