(1,0)
O sociólogo e antropólogo Marcel Mauss foi, ao lado de seu tio Émile Durkheim, um dos fundadores da chamada escola francesa de sociologia. Mestre de toda uma geração de consagrados antropólogos contemporâneos como Claude Levi-Stráuss e Louis Dumont, Mauss realizou pesquisas fundamentais sobre magia e religião. Considerando essas observações, julgue o item subsequente, com base na obra de Marcel Mauss.Segundo Mauss, existem fenômenos sociais que podem ser chamados de totais, pois neles são expressas, ao mesmo tempo e de uma só vez, todas as instituições sociais.
A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos. As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais consagradas e influentes da atualidade. Julgue o seguinte item, relativos às ideias sociológicas desses autores.As ideias de poder simbólico, habitus, campo, capital social e violência simbólica foram formuladas por Giddens em sua obra A constituição da sociedade.
A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos. As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais consagradas e influentes da atualidade. Julgue o seguinte item, relativos às ideias sociológicas desses autores.A Pierre Bourdieu e a Anthony Giddens devem-se relevantes discussões sobre o lugar das condições estruturais e da agência humana na explicação dos fenômenos sociais.
A respeito das características distintivas da sociedade de consumo, julgue o próximo item.
A sociedade de consumo transformou o princípio do prazer em ameaça à estabilidade da vida social.
A sociedade de consumo é impelida por um conjunto fixo, circunscrito e finito de necessidades.
A característica principal dessa sociedade é a vinculação do consumo às funções pragmáticas ou instrumentais da sociedade.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes.A distinção entre a teoria tradicional e a teoria crítica reporta-se, em grande medida, ao aspecto da matematização e formalização do conhecimento que caracterizam o método tradicional.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes.Na obra conhecida por Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer criticam o conceito de progresso e, ao fazê-lo, defendem uma noção de que seria necessário conservar aspectos de uma realidade anterior, haja vista a associação direta entre progresso e barbárie.
De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina acadêmica e um campo de pesquisa.Conforme a teoria de Bourdieu, a função social da educação, em uma sociedade de classes, é reproduzir a ideologia dominante, o que contribui para a reprodução das estruturas econômicas e políticas de produção.
A respeito das correntes do pensamento sociológico:funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue ositens que se seguem.A Escola de Frankfurt se associa diretamente à chamada teoria crítica da sociedade. É correto afirmar que temas tais como, a dialética da razão iluminista e a crítica da ciência, a dupla face da cultura e a discussão da indústria cultural, e a questão do Estado e suas formas de legitimação estiveram presentes nos estudos dos integrantes da Escola de Frankfurt.
Recuperar senha