(1,0)
Acerca dos meios de transmissão, protocolos e modelos de redes de comunicação, julgue os itens a seguir.
O modelo OSI pode ser divido em três grupos específicos de camadas: apresentação, transporte e física.
Em rede multiponto, há diversos computadores interligados em um mesmo circuito, no entanto o circuito só pode ser utilizado por um computador de cada vez.
Acerca de interoperabilidade de sistemas, web services e arquitetura e-Ping, julgue os próximos itens.
Na especificação dos padrões de interoperabilidade, o e-Ping adota o princípio de que tráfego de rede nunca pode ser otimizado pelo uso do MPLS (multiprotocol label switching), pois, para ser otimizado, são requeridas pelo menos quatro classes de serviço, o que é inviável de se obter com o MPLS.
Com relação às tecnologias de rede, julgue os itens que se seguem. Switches de camada 3 são funcionalmente, mas não operacionalmente, equivalentes a roteadores.
Com relação às tecnologias de rede, julgue os itens que se seguem.
As fibras óticas do tipo monomodo apresentam menor atenuação devido à dispersão modal.
Com relação aos equipamentos de conectividade utilizados em redes de comunicação, julgue os próximos itens.
Os atuais modelos de roteadores utilizados em redes domésticas podem agregar diversas funcionalidades em um só equipamento, como, por exemplo, modem ADSL, roteador, switch e ponto de acesso.
Uma das soluções para otimizar o tráfego na rede é colocar hubs de mesma marca empilhados, os quais são entendidos pela rede como sendo um único hub repetidor, em função da incompatibilidade de interligação entre hubs de classes diferentes
Switch é equipamento que agrega as funções do hub e da ponte, com várias portas que interligam os ativos de rede, de modo que mais de uma comunicação possa ser estabelecida simultaneamente em portas de origem e destino que estejam livres.
Gateway, por ser um repetidor, permite a conexão entre redes que possuem protocolos de comunicação diferentes.
Ponto de acesso, ou access point, é equipamento que atua na camada de enlace do modelo OSI e permite que problemas de colisão na rede sem fio sejam tratados.
As arquiteturas de rede Token Ring e Ethernet, padronizadas pelo modelo IEEE 802.5, possuem o mesmo funcionamento em todas as suas camadas, no entanto diferem-se quanto ao tempo de envio de quadro de dados, pois em redes Ethernet não há colisões, já que cada máquina envia um quadro por vez.
A arquitetura Ethernet, muito utilizada para redes locais, atua, no modelo OSI, nas camadas de enlace de dados e na camada física.
O funcionamento da camada de controle do enlace lógico é especificado pelo padrão IEEE 802.2, enquanto os padrões 802.3, 802.4 e 802.5 atuam na camada física e na camada de controle de acesso ao meio (MAC).
Em relação aos aspectos de tolerância à falha, julgue os itens subsequentes.
Em um modelo de discos compartilhados no qual todos os processadores possuem memória própria, mas compartilham todos os discos via interconexão por rede (clusters), não aumenta a tolerância a falhas porque se um processador (ou memória) falhar, outro processador poderá assumir suas tarefas.
O padrão IEEE802.1p utiliza um campo de três bits no tag do padrão IEEE802.1Q para estendê-lo. No padrão IEEE802.1P, o tráfego é classificado e enviado ao destino após o estabelecimento de reserva de banda.
Recuperar senha