(1,0)
O Manual de Redação da Presidência da República, publicado em 2018, “se trata de uma ferramenta teórico-referencial, que permite maior clareza e padronização na produção dos atos de comunicação oficia quanto em seu cumprimento”. O Manual define que os Decretos consistem em atos administrativos destinados a prover as situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito, na lei. Assinale a alternativa que contém os três tipos de Decretos, conforme estabelecido no Manual de Redação.
Considerando -se o Manual de Redação da Presidência da República, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTESer ________ é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.
Considerando -se o Manual de Redação da Presidência da República, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como _____, ODT ou RTF.
Considerando-se o Manual de Redação da Presidência da República, sobre o uso de itálico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:( ) Quando há palavras e expressões em latim ou em língua estrangeira que não foram incorporadas à língua portuguesa, não é necessário utilizar o itálico.( ) Emprega-se o itálico somente em títulos de livros; nos demais títulos, deve-se usar outra formatação.
Um Manual de Redação exemplifica, com um texto, um dos problemas mais recorrentes na hora de escrever: “Alexandre, que é o novo coordenador do grupo, que vem a ser sobrinho da diretora, está desenvolvendo um novo projeto, que é o de diminuir o intervalo do lanche, para sairmos mais cedo.” Esse problema de escrita é:
Com o objetivo de tratar de questões voltadas para o tema Equidade de Raça e Gênero na Arquitetura e Urbanismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) realiza encontros virtuais na plataforma Zoom, com convidados externos. A primeira edição acontecerá nesta quinta-feira, será conduzida pelo grupo CAU Plural do CAU/SE e terá, como convidados, integrantes do Coletivo de Arquitetos e Urbanistas Negros de Sergipe (Canes). A ação faz parte do projeto CAU Plural, inserido no Planejamento Estratégico Estadual Gestão 2021/2023.Se você tem interesse em participar dos nossos encontros, basta enviar um direct para o Instagram do CAU/SE.Disponível em: <;.Acesso em: 24 nov. 2021, com adaptações.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correspondente à característica que preceitua as técnicas de redação oficial e está presente nesse fragmento.
A redação e correspondências oficiais são maneiras pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações, sendo sua natureza normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais. Assim, assinale a alternativa correta:
Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação, EXCETO:
Sobre a redação oficial, pode-se afirmar que:
Na redação oficial, os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades. Embora se refiram à _________ pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a _________ pessoa. Preenche as lacunas corretamente, respectivamente:
A respeito do padrão ofício, analise as afirmativas a seguir:I. Atualmente há somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.II. Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.Assinale:
Em relação ao correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir:I. O campo "assunto" deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.II. O correio eletrônico, pela sua flexibilidade, pode ser composto com total liberdade de forma e linguagem.III. Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.Assinale:
Instruções para criação e extinção de cargos nas repartições públicas do estado da Paraíba. Com alterações introduzidas pelas resoluções n.º 1.111/2000, 2.222/2000 e 3.333/2000, e pela lei n.º 10.000/2007.Para que a ementa de resolução acima respeite as normas de redação de documentos oficiais, é necessário
Considere as afirmativas seguintes:I. O padrão culto da linguagem é estabelecido por seu uso específico nos atos e comunicações oficiais, com preferência por determinadas expressões e formas sintáticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem técnica.II. Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido como público, portanto, também impessoal.III. A necessidade de se empregar o padrão culto da língua na redação oficial decorre tanto do caráter público dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que é informar os cidadãos com clareza e objetividade.É correto o que se afirma em:
A expressão que apresenta um pleonasmo na correspondência é
Recuperar senha