(1,0)
Julgue o item.O resto da divisão do número de anagramas da palavra CLARICE por 2.022 é igual a 134.
Julgue o item.Mais de 4% dos anagramas da palavra ODISSEIA começam com S e terminam com A.
Julgue o item.O número de anagramas da palavra CRIME está para o número de anagramas da palavra CASTIGO, assim como 1 está para 42.
No que se refere a raciocínio analítico e argumentação, julgue o item a seguir.
Para justificar sua crença na existência de vida fora da Terra, o autor do trecho a seguir se vale de duas falácias: o argumento contra o homem e o apelo à ignorância.
“Carl Sagan, famoso astrônomo e divulgador da ciência, acreditava haver vida em outros lugares do universo. Eu também acredito nessa ideia, mas não por causa do Carl Sagan. Eu acredito que há vida além da Terra porque, com a vastidão do universo, ninguém nunca vai conseguir provar o contrário.”
O período “Eu não posso beber bebida alcoólica porque tenho a intenção de dirigir” constitui um argumento que tem uma premissa não formulada.
Considerando as características do raciocínio analítico e a estrutura da argumentação, julgue o item que se segue.
A frase “Aquele homem não foi promovido porque é filho do diretor” é ambígua, permitindo os seguintes entendimentos: o de que “Aquele homem” não foi promovido devido ao fato de ser filho do diretor; e o de que “Aquele homem” foi promovido, mas o fato de ele ser filho do diretor não teria contribuído para a sua promoção.
A afirmação “Mário se doou à empresa; logo, merece uma recompensa” fundamenta-se em um argumento no qual há duas premissas não declaradas.
A assertiva “Sempre que venho aqui, chove. Logo, minha vinda é positiva, pois traz chuva para cá” apresenta um raciocínio falacioso, mediante o qual se define erroneamente um evento como a causa de outro.
Em relação aos vícios de raciocínio, julgue o próximo item.No seguinte trecho há uma falácia: “Ele é esquizofrênico. Nesse caso, não confie em seus textos".
Em relação aos vícios de raciocínio, julgue o próximo item.Não há falácia no trecho a seguir: “Ele fez seu doutorado em Letras em Oxford. Portanto, seus textos são de alto nível".
Em relação aos vícios de raciocínio, julgue o próximo item.Se um fato A aconteceu antes de um fato B, então A é causa de B.
Julgue o item , relativo a dedução e indução.Constitui exemplo de indução o seguinte trecho: “Ele sempre escreveu péssimos textos. Por isso, não adianta, seu próximo texto também será péssimo".
Julgue o item , relativo a dedução e indução.A conclusão de um argumento indutivo é meramente provável, de modo que premissas verdadeiras não implicam necessariamente uma conclusão verdadeira.
Julgue o item , relativo a dedução e indução.O seguinte trecho constitui exemplo de dedução: “Se um texto vai ser publicado, então ele deve ser revisado. O texto vai ser publicado. Desse modo, ele deve ser revisado".
Julgue o item , relativo a dedução e indução.A conclusão de um argumento dedutivo é uma consequência necessária da verdade da conjunção das premissas, o que significa que, sendo verdadeiras as premissas, é impossível a conclusão ser falsa.
Recuperar senha