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Preocupada com o bem-estar geral de seus empregados, a organização Y efetuou pesquisa interna sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), com o objetivo de identificar o grau de satisfação do corpo funcional com os vários aspectos relacionados ao trabalho. A pesquisa apontou insatisfação dos empregados predominantemente com os seguintes fatores: constitucionalismo, integração social e relevância social da vida no trabalho, conforme modelo de QVT, de Walton.
Julgue o item seguinte, acerca de ações que a organização Y poderá promover para minimizar a insatisfação identificada.
Como forma de reduzir a insatisfação dos empregados em relação ao fator integração social, a organização deverá promover ações que fomentem a própria responsabilidade social e ambiental, aumentem a responsabilidade por seus produtos e serviços e incentivem a responsabilidade social por parte de seus empregados.
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
A satisfação no trabalho é fator determinante do sucesso organizacional.
A qualidade de vida no trabalho é um conceito que envolve questões relacionadas tanto ao ambiente físico de trabalho quanto aos aspectos psicológicos do local de trabalho.
Julgue o item.
O envolvimento com o trabalho corresponde ao grau de identificação psicológica da pessoa com seu trabalho e à importância do trabalho para a autoimagem.
Acerca do desempenho profissional e do desenvolvimento de equipes, julgue os item.
Atualmente existe ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências não necessárias à empresa onde o profissional atua, mas voltadas ao progresso da própria carreira, incluindo qualidade de vida e realização profissional.
A administração de pessoas é uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos. Quanto a esse tema, julgue o item.
Nas políticas voltadas para a preservação da força de trabalho de uma organização, os procedimentos relativos à higiene e à segurança no trabalho são os mais importantes.
Considerando o que se espera como postura profissional adequada, julgue o item
O comportamento profissional deve ser sempre o mesmo, não devendo ser alterado de acordo com o local e com a ocasião apresentada.
O comportamento organizacional compreende variáveis dependentes, as quais são afetadas por fatores denominados variáveis independentes. Sobre as variáveis dependentes básicas do comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
A satisfação no trabalho é inversamente proporcional ao absenteísmo e à rotatividade, tendo uma relação clara com os fatores de desempenho, ambiente estimulante e atividades gratificantes.
A motivação no trabalho apresenta uma estreita relação com o desempenho individual e organizacional. Sobre motivação, satisfação e envolvimento no trabalho, julgue o item a seguir.
A satisfação no trabalho é influenciada exclusivamente por fatores exógenos, aspectos relacionados ao ambiente externo como local agradável, boas relações e reconhecimento.
A motivação no trabalho depende dos fatores endógenos (internos) dos indivíduos, portanto não há relação direta com a satisfação e o envolvimento/desempenho no trabalho.
Sendo a satisfação definida como uma atitude, um estado emocional positivo do indivíduo sobre seu próprio fazer, engloba fatores como reconhecimento, relações, remuneração e boas condições de trabalho.
O conceito Qualidade de Vida (QVT) envolve tanto o aspecto físico e ambiental como os aspectos psicológicos e a motivação, a qual está diretamente ligada à satisfação com a organização.
Quanto à gestão de pessoas, julgue o item.
De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, os incentivos são as recompensas oferecidas pela organização a seus participantes.
Com relação à administração de funcionários, julgue o item a seguir.Na gestão de pessoas, os líderes devem aproximar-se de seus empregados, de modo a contribuir para a obtenção de resultados positivos da equipe e para a ascensão profissional do funcionário.
Julgue o item a seguir, referente a qualidade de vida no trabalho.A ambiguidade de papéis no trabalho, como a falta de clareza sobre as funções e responsabilidades pertinentes ao empregado, contribui para o estresse no trabalho.
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