(1,0)
Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue o item que se segue.
Em humanos, a percepção de cores está relacionada à ativação das células bastonetes da visão.
A teoria da frequência da audição pressupõe que o processamento auditivo é determinado pela localização dos disparos neuronais na membrana basilar.
Os limiares absolutos permitem a detecção da diferença entre dois estímulos.
A antecipação do resultado de um evento indica a ocorrência de processamento perceptual descendente.
Os ritmos circadianos podem ser afetados pelas estações do ano, fato que, por sua vez, pode contribuir para a existência de uma maior incidência de depressão nos meses mais frios do ano.
Julgue o item a seguir acerca da psicologia como ciência e de sua interface com outras áreas de estudo cujo foco de interesse seja o processo saúde-doença.A psicologia médica, gerada no contexto da medicina psicossomática, é uma subárea da psicologia da saúde onde apenas profissionais médicos atuam.
Julgue o item seguinte quanto à intervenção psicológica junto ao paciente e à sua família.Normalmente, os pacientes que utilizam a denegação como mecanismo de defesa são os que manifestam alto nível de ansiedade.
Com relação aos transtornos psíquicos no paciente oncológico, julgue o item que se segue.São sintomas depressivos o isolamento social, a agitação ou a lentidão motora e a perda de interesse pelas atividades habituais.
Com relação aos transtornos psíquicos no paciente oncológico, julgue o item que se segue.São sintomas psicóticos o pessimismo, a culpa, a não aceitação da doença e o pensamento recorrente de morte.
Com relação aos transtornos psíquicos no paciente oncológico, julgue o item que se segue.São sintomas neuróticos o sentimento de perda de controle, a agressividade verbal e a compulsividade.
Com relação aos transtornos psíquicos no paciente oncológico, julgue o item que se segue.São sintomas de ansiedade a crise de choro e a desconfiança quanto à competência dos cuidadores.
Acerca da avaliação do nível de funcionamento psíquico e do transtorno de adaptação em pacientes que necessitam de tratamento de câncer, julgue o próximo item.O transtorno de adaptação caracteriza-se pelas reações inabituais, como irritabilidade, em relação ao seu meio social.
Acerca da avaliação do nível de funcionamento psíquico e do transtorno de adaptação em pacientes que necessitam de tratamento de câncer, julgue o próximo item.O transtorno de adaptação é caracterizado pelos transtornos afetivos e ansiosos permanentes, com franca ruptura do equilíbrio afetivo.
Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue o item que se segue.Luiz apresenta um transtorno específico do desenvolvimento das habilidades escolares, que pode ser caracterizado por sua dificuldade de manter a atenção e pelo atraso de fala e troca de fonemas.
Luiz, 4 anos de idade, acompanhado de sua mãe, compareceu ao ambulatório de saúde mental infanto-juvenil de sua região. A mãe relatou que havia vindo ao ambulatório a pedido da escola, que diz não saber mais como lidar com a criança. “Eles dizem que meu filho não para quieto, não realiza as atividades e não se importa com as outras crianças. Passa boa parte do recreio sozinho, brincando de trem. A professora afirma que ele não brinca nem quer outra coisa…só o bendito desse trem. E disse também que tudo dele é pintado com a cor vermelha. Por vezes, parece que não escuta. Fica no mundo dele. Não reconhece nem as letras do próprio nome” (sic). De acordo com a mãe, esses comportamentos divergem significativamente daqueles que comparecem no âmbito familiar. “Meu filho não parece em nada com esse que relatam. Em casa, brinca com todos os brinquedos, apesar de preferir trens. Desenha e pinta com todas as cores; interage com o irmão; brinca com as crianças do prédio. O que mais me preocupa é que ele segura muito o cocô. Passa 7 dias sem ir ao banheiro. Fica irritado, impaciente, em contrapartida, faz xixi na cama à noite, ao menos uma vez por semana. Demorou a falar. Até hoje, fala umas palavras erradas e troca as letras. Além disso, tem momentos de explosões de raiva. Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, tem uns acessos de fúria: grita, se joga no chão, bate a cabeça na parede… É um caos. Tentamos não contrariá-lo, pois não sabemos como agir com ele” (sic).Considerando o caso clínico precedente, o desenvolvimento infantil normal e patológico, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), julgue o item que se segue.Circunstâncias familiares, da própria escolaridade e a maturidade biológica são aspectos fundamentais e que devem ser levados em consideração na diagnose de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares.
Recuperar senha