(1,0)
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.Um quinto das crianças que trabalham nas ruas mantêm os vínculos familiares, freqüentam escola e apresentam envolvimento expressivo com atividades marginais.
Os grupos de crianças e adolescentes que se encontram nas ruas vêm sendo melhor caracterizados a partir de diversos estudos que procuram especificar categorias de envolvimento do adolescente com a rua e a sua vinculação afetiva com a família de origem. Julgue o item que se segue, acerca das conclusões desses estudos.Apenas algumas criança envolvem-se profundamente com a rua, sendo constatado o uso de drogas, o envolvimento com gangues e o contato com instituições de atendimento.
Acerca do atendimento psicológico de crianças e adolescentes, julgue o seguinte item.Nas crianças com bom rendimento em outras áreas de sua vida e que até então não apresentaram motivos para preocupação, pode-se aguardar que o sintoma desapareça espontaneamente na fase seguinte do desenvolvimento. É preciso estar atento para não banalizar uma dificuldade e achar que acolher as ansiedades dos pais e orientá-los quanto aos entraves esperados para a idade em que se encontra a criança seja suficiente para que eles próprios auxiliem seus filhos.
Um jovem de 14 anos de idade vive desde os 10 anos de idade em uma comunidade onde é perseguido por um grupo de jovens de sua idade, que já morava nas redondezas quando ele chegou com sua família. Esses jovens correm atrás dele para assustá-lo, colocam-lhe apelidos, jogam pedras nele e, não raro, o espancam em grupo, chegando a machucá-lo muito. Os pais do jovem são humildes, pouco assertivos e temem a reação que os outros pais possam ter caso eles tomem alguma iniciativa contra os jovens agressores. O agredido está sobressaltado, assusta-se com muita frequência, tem muita dificuldade para iniciar o sono e quando dorme tem sonhos perturbados. Está começando, também, a mostrar uma agressividade com acessos de cólera, que nunca apresentou antes.Acerca do caso acima relatado, da violência e de eventos traumáticos na infância e na adolescência, julgue o item.Todas as respostas descritas no comportamento do jovem agredido são compatíveis com consequências decorrentes de exposição a eventos traumáticos ou exposição a violência na infância e na juventude.
A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue o item subsequente.Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.
Recuperar senha