Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Psicologia da Educação x
#243800
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As teorias do desenvolvimento psicológico têm orientado as práticas pedagógicas de professores da educação infantil. Sobre a teoria de Piaget, analise as proposições abaixo:

I. Conforme a perspectiva piagetiana, a inteligência humana não representa uma forma de adaptação biológica.

II. Para Piaget, as pessoas não nascem providas das noções e categorias de pensamento, mas estas são elaboradas no decorrer do desenvolvimento.

III. De acordo com o pensamento piagetiano o processo de desenvolvimento é definido como uma sucessão de estágios qualitativamente diferentes e que se vinculam na aparição das diferentes estruturas.

Está(ão) correta(s) apenas:

#243799
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação à prática da leitura na educação infantil, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda:

I. A perspectiva psicogenética da aprendizagem da leitura provocou mudanças significativas nos objetivos e nas estratégias metodológicas utilizadas na educação infantil.

II. A perspectiva histórico cultural contribuiu para novas formas de conceber e trabalhar a oralidade na educação infantil.

III. Na perspectiva behaviorista o desenvolvimento da oralidade da criança está diretamente relacionado às trocas discursivas entre o adulto e a criança.

A alternativa correta é:

#243798
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estágios, que ele próprio chama de fases de transição (Piaget, 1975). Relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna:

1ª COLUNA:

1 - Período Sensório-Motor.

2 - Período pré-operatório.

3 - Período Operatório Concreto.

4 - Período Operatório Lógico Formal.

2ª COLUNA:

( ) A linguagem está em nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo.

( ) A criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade. As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

( ) Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase("água" para dizer que quer beber água) já que não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação.

( ) Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

#243797
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo a teoria de Piaget no que se refere às fases do desenvolvimento humano, no período pré-operatório,

#243796
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Avalie as afirmativas abaixo, considerando as “Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde” (CFP, 2015).

I. Entende-se por medicalização o processo por meio do qual as questões da vida social são reduzidas a um tipo de racionalidade que vincula artificialmente a dificuldade de adaptação às normas sociais a determinismos orgânicos que se expressariam no adoecimento do indivíduo.

II. O campo educacional tem se configurado como um dos principais espaços de enfrentamento ao fenômeno social da medicalização da vida, o que permite observar, recentemente, uma diminuição nas práticas de encaminhamento a especialistas com a demanda de diagnósticos quanto a problemas de aprendizagem de alunos; tais problemas têm sido entendidos, cada vez mais, como produto de um contexto complexo e multideterminado.

III. Pode-se dizer que os processos de medicalização promovem a seguinte inversão: ao invés de se fabricarem remédios para doenças, fabricam-se doenças para remédios, com vistas ao aquecimento de um mercado que se abre para a indústria farmacêutica com a criação de supostas doenças.

Assinale a alternativa CORRETA:

#223994
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue o item subsequente, a respeito da implementação de sistemas motivacionais com a participação direta do professor/aluno.

A teoria psicogenética focaliza o meio como um dos conceitos fundamentais e dá uma importante contribuição para a compreensão do processo de desenvolvimento, além de contribuições para o processo ensino-aprendizagem e a interação entre aluno e professor.

#223993
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quanto ao universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue o seguinte item.

A emoção é a exteriorização da afetividade, ou seja, é a sua expressão corporal, motora, e tem um poder plástico, expressivo e contagioso; é o primeiro recurso de ligação entre o orgânico e o social e estabelece os primeiros laços com o mundo humano e através dele com o mundo físico.

#223992
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quanto ao universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue o seguinte item.

As primeiras manifestações de afetividade da criança começam a partir do primeiro mês de vida quando ela faz os movimentos de pedalada.

#223991
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quanto ao universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue o seguinte item.

A afetividade tem papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade, já que é a primeira de todas as etapas que a criança percorre, sendo expressa no seu comportamento e nos seus gestos.

#223990
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere às competências do psicólogo escolar e sua atuação, julgue o item subsequente.

Cabe ao psicólogo que atua na escola compartilhar todas as informações concernentes ao caso para o profissional externo encarregado do acompanhamento.

#223989
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere às competências do psicólogo escolar e sua atuação, julgue o item subsequente.

Em caso de alunos que exijam atendimentos com profissionais externos, é imprescindível que seja solicitado, previamente, o consentimento dos pais dos alunos para, enfim, estabelecer contato.

#223988
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere às competências do psicólogo escolar e sua atuação, julgue o item subsequente.

Como a escuta ativa é um papel estritamente clínico, ela não cabe ao psicólogo que atua em âmbito escolar.

#223987
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere às competências do psicólogo escolar e sua atuação, julgue o item subsequente.

É atribuição do psicólogo escolar atuar na articulação de serviços para o atendimento de alunos com deficiências, promovendo a interlocução com profissionais que atuam fora do âmbito escolar.

#223986
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere à Resolução CFP n.º 3/2022 e às condições para concessão e registro de psicólogo especialista, julgue o item.

O psicólogo especialista em psicologia escolar e educacional promove, por meio de atividades específicas, o desenvolvimento cognitivo e afetivo de discentes, considerando as relações interpessoais no âmbito da instituição de ensino, da família e da comunidade.

#223985
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Psicologia da Educação
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No que se refere à Resolução CFP n.º 3/2022 e às condições para concessão e registro de psicólogo especialista, julgue o item.

A psicologia escolar e educacional é a área de atuação profissional da psicologia referente à educação e ao processo de ensino-aprendizagem em todas as modalidades do sistema educacional e nos processos formativos em espaços de educação não formal.