(1,0)
Identifique na ordem respectiva os nomes que correspondem as assertivas sobre modelos de terapias abaixo:
I – Criada na University of Chicago durante as décadas de 1940 e 1950.
II – Lançada principalmente a partir da descrição da dessensibilização sistemática feita em 1958.
III – Idealizada na University of Pensylvania nas décadas de 1960 e 1970.
IV – Desenvolvida em Viena nas décadas de 1890 a 1930.
Um recurso psicoterápico usado na abordagem cognitivo-comportamental é a inibição recíproca da ansiedade, que acontece quando se estabelece no organismo uma resposta incompatível com ela, que é o relaxamento. A remoção ou o enfraquecimento da ansiedade pelo processo de inibição recíproca é a supressão condicionada, que acontece quando dois estímulos competitivos entre si estão presentes na mesma situação. Que nome é dado a esse recurso?
Um tipo de desorientação que acomete pacientes psiquiátricos ocorre por apatia ou desinteresse profundos. O indivíduo torna-se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo. Por falta de motivação e interesse, o indivíduo geralmente muito deprimido, não investe sua energia no mundo, não se atém aos estímulos ambientais e, portanto, torna-se desorientado. Assinale a desorientação que se refere a esta proposição.
Considerando-se os estudos sobre psicopatologia, qual ou quais afirmativa(s) a seguir melhor se relaciona(m) diretamente com a sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento?
I – O termo “psicopatologia” relaciona-se diretamente à angústia.
II – Assemelha-se muito à ansiedade, mas tem conotação mais corporal e mais relacionada ao passado.
III – Descarta-se completamente a angústia em favor da ansiedade.
IV – É a angústia, pois esta, do ponto de vista existencial, tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana, é um tipo de vivência mais “Pesada”, mais fundamental que a experiência da ansiedade.
As alternativas a seguir referem-se às características funcionais do inconsciente. Considerando-se as ideias de Freud, assinale aquela que é incorreta.
Considere duas crianças. A primeira, ao levantar-se, escova os dentes e tem uma sensação de frescor na boca que aumenta a probabilidade de ocorrer o comportamento de escovar os dentes. A segunda, ao não escovar os dentes pela manhã, sente um gosto ruim na boca, e sente que se puder retirar este gosto ruim pelo hábito de escovar os dentes aumentará a frequência da resposta de escovar os dentes. A que conceitos sobre a teoria da aprendizagem eles se referem respectivamente?
Estudos sobre a influência social mostram algumas técnicas utilizadas pelas pessoas. Numa delas o menino que precisa de dois reais para comprar balas pede a sua mãe 100 reais, o que obviamente ela lhe nega. Ele então diz: “está bem, 100 é muito mesmo, será que você pode me dar então dez reais?” A qual tática estuda pela Psicologia Social, o exemplo se refere?
Identifique nos itens a seguir sintomas do estágio pré-alcoólico e assinale a alternativa que os apresenta de forma correta e respectiva:
I – O indivíduo começa a esquecer o que aconteceu na noite anterior.
II – O indivíduo precisa de um gole logo pela manhã para começar o dia.
III – O alcoólatra chega a preferir beber sozinho, ou com outros viciados não importa quais sejam seus níveis.
IV – O alcoólatra sente-se constantemente temeroso de alguma coisa que ele não consegue definir ou mesmo colar em palavras.
No desenvolvimento da Psicologia, surgiu uma escola formada por psicólogos que estavam insatisfeitos com a ênfase estruturalista dos estados mentais. Eles não questionavam o que era a consciência, mas se perguntavam para que ela servia, qual o seu propósito. Que escola era essa e qual teórico fazia parte dela?
Em qual teste psicológico a interpretação é feita a partir da identificação das necessidades e pressões percebidas pelo sujeito?
Um dos grandes teóricos da psicologia defendia a ideia de ser possível entender e prever o comportamento adequadamente, sem recorrer a explanações fisiológicas. Conforme suas ideias, somos todos governados pelo meio em que vivemos, e não por nós mesmos. Em resumo, ele concluiu que o livre-arbítrio é uma ilusão. A quem essas afirmações se referem?
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa incorreta.
Considere as afirmativas a seguir sobre conceitos da Psicologia Social e assinale a alternativa correta.
I – Pela teoria da contingência, os líderes pouco aceitos pelo grupo são mais eficazes em situações em que as tarefas a serem realizadas pelo grupo são muito favoráveis ou muito desfavoráveis.
II – A liderança é um processo interacional, com características emergentistas, o que torna possível estabelecer-se a priori e com segurança qual a pessoa mais indicada para liderar um determinado grupo.
III – Os líderes, embora não nasçam feitos, são iguais na maioria das pessoas.
Identifique a que ou a quem se referem às seguintes afirmativas assinale a alternativa correta e respectivamente.
I – A linguagem que empregamos influencia e determina nosso pensamento.
II – Primeiro ocorre o desenvolvimento do pensamento e ele é, em si, uma condição necessária ao desenvolvimento da linguagem.
III – A linguagem e o pensamento tem raízes independentes.
Recuperar senha