(1,0)
Menina de onze anos de idade, comunicativa, hígida, que reside com a mãe, o padrasto e o irmão, foi levada para atendimento médico. A mãe alega que sua filha, uma garota dócil e gentil, precisa de muito tempo para cumprir as obrigações escolares; representando isso um problema, pois mãe e filha acabam por entrar em conflito ao se exaltarem com as dificuldades da menina na resolução dos deveres de casa. Consta que a garota tem dificuldade tanto na atenção sustentada quanto na aquisição do conhecimento, porém com predomínio do primeiro aspecto. O psiquiatra considera indicar medicação estimulante com expectativa de excelente resposta e tolerância à substância prescrita.
Levando em conta essa situação hipotética e o manejo de estimulantes para crianças e adolescentes, é correto afirmar que
Uma mulher com cinquenta e nove anos de idade, tabagista, com sobrepeso, menopausa aos quarenta e sete anos de idade e diagnosticada recentemente com câncer da mama, foi submetida à quimioterapia e mastectomia havia três meses com esvaziamento axilar à direita. A paciente mantém seguimento com oncologia e mastologia, em uso de tamoxifeno. Ela foi encaminhada para avaliação psiquiátrica por ter sido identificado quadro ansioso grave, tendo ela dificuldade até mesmo de manter frequências às consultas de seguimento, visto que o ambiente hospitalar se tornou aversivo e propício para ataques de pânico. Encontrava-se em psicoterapia havia três meses, com pouca resposta.
Considerando esse caso clínico e o manejo medicamentoso, é correto afirmar que
Em relação ao tratamento farmacológico dos sintomas neuropsiquiátricos nos quadros demenciais, considere:
I. Os sintomas neuropsiquiátricos são fáceis de tratar e controlar com medicação anticolinesterasica.
II. A abordagem não farmacológica inclui a identificação de causas clínicas reversíveis, a modificação ambiental, simplificação e planejamento das tarefas e atividades.
III. No tratamento farmacológico é importante considerar o uso de doses baixas iniciais, com aumentos graduais e reavaliação periódica.
IV. O tratamento se inicia pela abordagem não farmacológica e, se não obtiver resultado, a utilização de medicação sintomática.
V. Os idosos são pouco vulneráveis a efeitos anticolinérgicos e à interação medicamentosa, visto que frequentemente usam diversas medicações.
Está correto o que consta APENAS de
A medicação Lurasidona, recém-lançada no Brasil, segundo o CANMAT, tem evidência de tratamento de primeira linha para:
Sobre o Exame de Verificação de Dependência Toxicológica, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre os neurolépticos, considere:I. São drogas hidrossolúveis e, com isso, sua absorção e penetração no Sistema Nervoso Central é facilitada.II. O bloqueio dos receptores adrenérgicos, serotoninérgicos, colinérgicos e histaminérgicos estaria relacionado aos efeitos colaterais dos neurolépticos. Os receptores alpha-adrenérgicos respondem pela hipotensão postural, enquanto os histaminérgicos pela sedação, e os colinérgicos pela retenção urinária.III. A atividade terapêutica dos antipsicóticos parece estar relacionada, principalmente, com o bloqueio da dopamina nos receptores pré-sinápticos do tipo D2 e D3 nas vias mesolímbicas e mesocorticais.É INCORRETO o que consta APENAS em
No que diz respeito à terapêutica com carbonato de lítio, é correto afirmar:
A pregabalina tem, entre suas indicações psiquiátricas formais,
Considere as afirmações abaixo:I. O uso associado de tranilcipromina e da imipramina pode levar a óbito por causas variadas.II. A pré-gabalina é usada com sucesso nos transtornos afetivos bipolares, tendo aí uma indicação frequente.III. O aumento do nível pressórico não está relacionado ao uso da venlafaxina.IV. A fluoxetina pode ter como efeito paradoxal uma piora do quadro depressivo.Está correto o que se afirma APENAS em
Em relação ao carbolítio, é correto afirmar que
Julgue o item a seguir acerca da psicofarmacologia.São indicações privilegiadas para uma prescrição de anfetaminas, como os antidepressivos tricíclicos, seja dexedrine ou alprazolam, os pacientes com depressão decorrente de uma doença orgânica e os pacientes idosos com apatia.
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou tratamento psiquiátrico, queixando-se de crises de tristeza, que persistiam havia seis meses, com eventuais períodos de alegria associados ao recebimento de boas notícias. A paciente informou que, nesses últimos seis meses, além de comer mais que o habitual, convive com a sensação de peso nos braços e nas pernas. Ela relatou, ainda, que sente dificuldade de lidar com críticas e com a rejeição de familiares e amigos. O diagnóstico inicial evidenciou um episódio depressivo com características atípicas.Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.No caso em consideração, o médico deverá receitar um benzodiazepínico nas primeiras semanas de tratamento, já que um dos sintomas associados à depressão atípica é o despertar precoce.
Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou tratamento psiquiátrico, queixando-se de crises de tristeza, que persistiam havia seis meses, com eventuais períodos de alegria associados ao recebimento de boas notícias. A paciente informou que, nesses últimos seis meses, além de comer mais que o habitual, convive com a sensação de peso nos braços e nas pernas. Ela relatou, ainda, que sente dificuldade de lidar com críticas e com a rejeição de familiares e amigos. O diagnóstico inicial evidenciou um episódio depressivo com características atípicas.Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.No caso em apreço, uma das opções terapêuticas de primeira linha consiste no tratamento com fluoxetina, inicialmente administrado na dose de 20 mg/dia.
No que diz respeito à psicofarmacologia, julgue os próximos itens.Os três neurotransmissores mais envolvidos com a ansiedade são a noradrenalina, a dopamina e o GABA.
No que diz respeito à psicofarmacologia, julgue os próximos itens.A memantadina é usada no tratamento das demências, pois atua nos receptores NMDA, que impedem a entrada excessiva de cálcio nos neurônios.
Recuperar senha