(1,0)
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.O relatório psicológico apresenta, de forma descritiva e interpretativa, os resultados e conclusões da avaliação psicológica e destina-se a subsidiar encaminhamentos, intervenções ou diagnósticos. Seu objetivo é apresentar uma avaliação geral, independentemente da solicitação específica do requerente.
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.O atestado restringe-se a prestar as informações solicitadas pelo requerente referentes ao estado psicológico, justificando faltas decorrentes da condição psicológica, solicitando afastamentos ou dispensa do trabalho. No atestado, devem constar, obrigatoriamente, o registro do sintoma e seu respectivo código da CID.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.Durante o psicodiagnóstico, o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres, que as conduz a assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família, pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento.
Rita, com 83 anos de idade, com doença pulmonarcrônica, chegou ao vigésimo dia de internação, período em quepassou por vários tipos de exames, dos mais simples aos maisinvasivos. Ainda sem um diagnóstico preciso que explicasse aintensificação dos sintomas de fadiga extrema, seria necessárioprosseguir os exames. Há seis meses, o irmão de Rita, após duassemanas de internação no mesmo hospital, faleceu. A lembrançadesse irmão, que sempre foi muito próximo a ela, ainda estámuito viva. "Foi como se tivesse sido ontem", diz ela, cujo maiordesejo é voltar para sua casa, já não mais suportando apermanência naquele hospital, apesar de todo apoio que recebedos filhos e da equipe médica.A partir do caso hipotético acima, julgue os itens a seguir, acercada intervenção ética do psicólogo junto à pessoa doente.Em uma avaliação psicológica eticamente fundamentada, deve-se atentar para o limiar entre fazer todo o possível para o bem-estar de Rita na situação em que se encontra e fazer apenas o que é possível, apenas aquilo que lhe beneficie verdadeiramente, evitando o que lhe é muito danoso, como, por exemplo, o excesso de exames invasivos.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.
Com relação ao processo de psicodiagnóstico e às técnicasprojetivas, julgue os itens a seguir.Uma das fases do processo de diagnóstico é a devolução oral ao paciente.
Com relação ao processo de psicodiagnóstico e às técnicasprojetivas, julgue os itens a seguir.A linguagem corporal do paciente, mesmo que manifestada exageradamente durante a entrevista inicial — como, por exemplo, quando ele pisca repetidamente na abordagem de assunto —, deve ser desprezado pelo psicólogo na avaliação, a qual deve basear-se unicamente nos dados obtidos por meio de testes.
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.
O laudo pericial, diferentemente do laudo psicológico, em uma avaliação clínica, apresenta dados extremamente objetivos, com precisão e clareza na discussão de seus achados, justificados por uma fundamentação teórica. O laudo é considerado um meio de prova e, portanto, constitui uma verdade absoluta a respeito do problema analisado.
O psicólogo pode utilizar, no texto do laudo, termos técnicos que definam o estado psicológico do sujeito avaliado, como, por exemplo, complexo de Édipo ou supereu. Não há, entretanto, obrigação de explicá-los, uma vez que cada especialidade possui seus próprios termos.
O sigilo das informações deve ser observado nas comunicações orais ou escritas com outros profissionais ou autoridades e somente será quebrado pelo próprio consentimento do seu jeito, por um dever legal, quando houver risco de suicídio, e em justas causas, para assegurar outro direito, como a vida e a saúde de outra pessoa.
O parecer psicológico é uma manifestação técnica resumida acerca de uma questão focal do campo psicológico e, por isso, não se refere a diagnóstico. No parecer, quando não há respostas para determinado quesito, deve-se utilizar as expressões sem elementos de convicção ou aguardar evolução.
O relatório psicológico apresenta, de forma descritiva e interpretativa, os resultados e conclusões da avaliação psicológica e destina-se a subsidiar encaminhamentos, intervenções ou diagnósticos. Seu objetivo é apresentar uma avaliação geral, independentemente da solicitação específica do requerente.
O atestado restringe-se a prestar as informações solicitadas pelo requerente referentes ao estado psicológico, justificando faltas decorrentes da condição psicológica, solicitando afastamentos ou dispensa do trabalho. No atestado, devem constar, obrigatoriamente, o registro do sintoma e seu respectivo código da CID.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.
Durante o psicodiagnóstico, o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres, que as conduz a assumir a responsabilidade pela vida socioafetiva da família, pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.
Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.
Recuperar senha