(1,0)
Tendo em vista que, em sua atuação na área de saúde, o(a) assistente social é demandado a intervir em situações que envolvam direitos reprodutivos, saúde da mulher, proteção social à mulher, entre outras interfaces sociais, julgue o item a seguir.Nos casos de aborto autoprovocado, o(a) assistente social, em cumprimento ao seu código de ética profissional, deve comunicar o fato às forças de segurança pública.
Considerando os princípios éticos, políticos e normativos que regulam o serviço social e orientam a atuação do(a) assistente social no âmbito da política de saúde, julgue o item que se segue.
O acolhimento e a orientação social devem promover a autodeterminação, segundo o princípio ético da autonomia, proporcionando a escuta qualificada e o respeito à pluralidade.
Julgue o item subsequente, a respeito da atuação do(a) assistente social ante os seus princípios éticos e as suas relações com a diversidade sexual e de gênero e com os direitos humanos no campo da saúde.
O(A) assistente social deve respeitar o direito à autodesignação das pessoas trans, defendendo a utilização do nome social por essa população, sob a perspectiva de aprofundamento dos direitos humanos.
Cabe aos(às) assistentes sociais, em seus espaços sócio-ocupacionais, a promoção de uma cultura de respeito à diversidade de expressão e de identidade de gênero.
O Código de Ética do(a) Assistente Social define a liberdade como um valor ético central. Nesse sentido, a defesa da autonomia do indivíduo social sobre seu próprio corpo é dever do(a) assistente social, que, por isso, fica impedido de balizar sua conduta profissional por critérios morais e religiosos que gerem exclusão.
Recuperar senha