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Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolocentral de um órgão da administração pública federal, ondeexecuta atividades de recebimento, registro e distribuição dedocumentos, julgue o item seguinte, acerca dosprocedimentos adotados pelo servidor com a correspondência ena formação de processos.O processo somente pode ser autuado a partir de um documento original. Documentos enviados por fax ou qualquer tipo de cópia, mesmo que autenticada, não podem ser autuados.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.Para a formação de processo em órgãos públicos, deverão ser observados os documentos cujo conteúdo esteja relacionado a ações e operações contábeis financeiras ou requeira análises, informações, despachos e decisões de diversas unidades organizacionais.
Julgue o próximo item, relativo à organização de arquivos correntes e intermediários.As correspondências (ofícios e memorandos) devem ser organizadas em dois tipos: correspondências expedidas e correspondências recebidas.
Considerando as atividades de protocolização de documentos, julgue o item subsequente.A correspondência contendo informação sigilosa deve ser encaminhada ao destinatário sem que se tenha conhecimento de seu teor.
Julgue os itens, relativos a arquivologia.Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de documentos.O protocolo do MI deve ser responsável pela abertura e controle da tramitação de processos, enquanto aos arquivos cabe o registro dos outros documentos (correspondências, relatórios etc.).
No que concerne às técnicas de arquivo e controle de documentos, julgue os itens subsequentes.O processo de um prontuário médico é exemplo de documento composto.
Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue o próximo item.Os processos administrativos são os tipos documentais mais comuns nos arquivos permanentes.
Acerca do protocolo, julgue o item seguinte.Por questões de rapidez no trâmite, os processos podem ser protocolados em qualquer unidade de uma universidade.
Marque C , se a proposição é certo ; E, se a proposição é errado.Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse pessoal de servidores de uma instituição.c
Quanto ao arquivamento, ao protocolo e aos procedimentos administrativos, julgue o item.A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo.
Acerca da gestão de informações e de documentos e dos métodos de arquivamento, julgue o item a seguir.
A correspondência, uma das principais espécies documentais existentes nas instituições brasileiras, deve ser arquivada, de acordo com a sua natureza, em ordem alfabética.
No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.
Na elaboração de um parecer técnico, o primeiro capítulo consiste em relatório, em que são tratados os argumentos técnicos para viabilidade ou não de uma proposta.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item.
O processo de juntada de documentos antecedentes é denominado de apensação.
Acerca dos serviços de protocolo e de arquivo, julgue o item.A anexação consiste na juntada de documentos de um mesmo assunto, mas de pessoas diferentes, a um documento ou processo.
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