(1,0)
Julgue o item subsequente, a respeito do Postgres 9.6.
Ao se criar uma trigger, a variável especial TG_OP permite identificar que operação está sendo executada, por exemplo, DELETE, UPDATE, INSERT ou TRUNCATE.
Nas instruções seguintes, a palavra-chave IMMUTABLE indica que a função criada não pode modificar o banco de dados.
Julgue o próximo item, que dizem respeito aos SGBDs Oracle, MySQL e PostgreSQL.
Uma desvantagem do PostgreSQL em relação aos demais SGBDs é que ele não oferece recursos necessários para se realizar a replicação de dados.
A respeito de sistemas gerenciadores de banco de dados, julgue o próximo item.
No arquivo pg_hba.conf de configuração do PostgreSQL, as diretivas são avaliadas a partir da linha superior, para a linha inferior.
Julgue o próximo item, a respeito de conceitos e comandos PostgreSQL e MySQL.
No programa psql do PostgreSQL, a instrução \h permite mostrar o histórico de comandos SQL na sessão atual.
Julgue o item seguinte, relativo a conceitos, à configuração e à administração de banco de dados PostgreSQL e MySQL.
O PostgreSQ é um sistema gerenciador de banco de dados que oferece suporte para chaves estrangeiras e triggers.
Com o programa createuser, é possível criar um novo usuário no PostgreSQL via linha de comando.
Alguns arquivos de configuração do PostgreSQL devem ser editados manualmente pelo administrador para melhorar o desempenho do banco de dados, como, por exemplo, os arquivos postgresql.conf e postgresql.auto.conf.
No que diz respeito a ferramentas de desenvolvimento, julgue o item a seguir.O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional (ORDBMS) que oferece suporte a tipos de dados especializados como o JSon e o JSonb.
A respeito de bancos de dados relacionais, julgue o item a seguir.
Em um banco de dados PostgreSQL, a manipulação de ROLES é feita exclusivamente por comandos CREATE e DROP fornecidos com o banco de dados.
Julgue o próximo item, relativo a sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).
Um SGBD trata do acesso ao banco e pode ser executado independentemente pelo Oracle, MySQL ou PostgreSQL; no entanto, cada SGBD utiliza DML (data manipulation language) e DDL (data definition language) específicas.
A respeito de bancos de dados, julgue o item a seguirAo ser iniciado, o PostgreSQL executa o processo master, que, por sua vez, inicia dois processos auxiliares, stats collector e autovacuum, exibidos como instâncias postgres nas ferramentas de monitoramento de processos mais comuns em Linux.
Julgue o item que se segue, acerca da administração do PostgreSQL.Acerca de papéis e privilégios, é correto afirmar que permissões de acesso são gerenciadas via conceito de papel (role); privilégios podem ser atribuídos a papéis via GRANT; PUBLIC é um nome especial usado para que sejam concedidos todos os privilégios a um papel; membros são incluídos no papel — se um papel existe — via comando ADDUSER e removidos via REMOVE.
Julgue o item que se segue, acerca da administração do PostgreSQL.Com relação a bases de dados (database), é correto afirmar que são coleções de esquemas; são criadas via CREATE DATABASE; não é necessário que o servidor PostgreSQL esteja em execução (running) para que bases de dados sejam criadas; a base de dados Postgres é copiada por default, ao se criar uma nova base de dados; é necessário explicitar, para que uma base de dados seja criada, o tablespace que será usado.
Acerca do uso da ferramenta pgAdmin III, versão 1.16.1, do banco de dados Postgre, julgue o próximo item.O pgAdmin III permite a criação de jobs para executar tarefas administrativas, contudo não permite incluir comentários nos jobs.
Recuperar senha