Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Português x
#120667
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)



Identifique o comentário adequado sobre aspectos sintáticos, semânticos e discursivos do texto Valsinha.

#120666
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)



No verso “Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada”, pode-se perceber:

#120664
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)



Assinale a alternativa que não apresenta relação de sentido com a temática dos poemas de Gregório de Matos e de Carlos Drummond de Andrade.

#120632
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

TEXTO I
Civilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico, artístico, ambiental e ético.
http://www.citador.pt/pensar. (adaptado)



O conceito “ideal” de civilização expresso no Texto I, comparado às temáticas das três charges apresentadas acima, justifica a seguinte afirmativa:

#120629
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que apresenta comentário adequado sobre a relação de sentido entre os fragmentos dos Textos II e III, a seguir transcritos:

#120623
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que correlaciona, quanto ao sentido do termo “civilização”, o fragmento de Mário de Andrade (Texto IV) com o fragmento de Almada Negreiros (Texto II).

#120620
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa que apresenta comentário adequado a um dos fragmentos dos Textos II e III, com base em aspectos sintáticos, morfológicos e semânticos.

#120617
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quanto à construção linguística do Texto V e a legenda do Texto VI, pode-se afirmar que

#120615
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Identifique a alternativa em que o pronome sublinhado retoma e sintetiza, na progressão textual, um enunciado anteriormente expresso. (Texto VII)

#120612
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Todas as afirmativas sobre a construção estética ou a produção textual do poema de Gregório de Matos (Texto VII) estão adequadas, EXCETO uma. Assinale-a.

#120611
Concurso
UFF
Cargo
Vestibular
Banca
UFF
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os versos dos poetas modernistas e românticos apresentam relação de intertextualidade com o poema de Ribeiro Couto, EXCETO em uma alternativa.
Assinale-a.

    #120610
    Concurso
    UFF
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFF
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)



    Pode-se afirmar sobre o poema de Ribeiro Couto que

    #120542
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    LITANIA DOS POBRES

    Os miseráveis, os rotos
    são as flores dos esgotos.
    São espectros implacáveis
    os rotos, os miseráveis.
    São prantos negros de furnas
    caladas, mudas, soturnas.
    São os grandes visionários dos
    abismos tumultuários.
    As sombras das sombras mortas,
    cegos, a tatear nas portas.
    Procurando o céu, aflitos
    e varando o céu de gritos.
    Faróis à noite apagados
    por ventos desesperados.
    Inúteis, cansados braços
    pedindo amor aos Espaços.
    Mãos inquietas, estendidas
    ao vão deserto das vidas.
    Figuras que o Santo Ofício
    condena a feroz suplício.
    Arcas soltas ao nevoento
    dilúvio do Esquecimento.
    Perdidas na correnteza
    das culpas da Natureza.
    (...)

    (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
    Analise as afirmações sobre o poema “Litania dos pobres”, de Cruz e Sousa e, em seguida, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F).

    ( ) O poema é composto por dísticos rimados que lhe conferem musicalidade – característica comum do Simbolismo.

    ( ) A temática central gira em torno da denúncia social, muito comum entre os simbolistas que se preocupavam demasiadamente com as questões sociais.

    ( ) Ele possui alto poder sugestivo, trazendo, através de adjetivos, qualificadores para definir os miseráveis.

    ( ) Apresenta várias características típicas do Simbolismo como a subjetividade, o universalismo e a racionalidade.

    A sequência correta é:

    #120541
    Concurso
    UFCG
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    UFCG
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    LITANIA DOS POBRES

    Os miseráveis, os rotos
    são as flores dos esgotos.
    São espectros implacáveis
    os rotos, os miseráveis.
    São prantos negros de furnas
    caladas, mudas, soturnas.
    São os grandes visionários dos
    abismos tumultuários.
    As sombras das sombras mortas,
    cegos, a tatear nas portas.
    Procurando o céu, aflitos
    e varando o céu de gritos.
    Faróis à noite apagados
    por ventos desesperados.
    Inúteis, cansados braços
    pedindo amor aos Espaços.
    Mãos inquietas, estendidas
    ao vão deserto das vidas.
    Figuras que o Santo Ofício
    condena a feroz suplício.
    Arcas soltas ao nevoento
    dilúvio do Esquecimento.
    Perdidas na correnteza
    das culpas da Natureza.
    (...)

    (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)
    Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas acerca da relação entre os aspectos expressivos, gramaticais e semânticos do fragmento do poema:

    ( ) Na expressão “prantos negros” (v.5), o poeta lança mão de uma figura de linguagem denominada sinestesia.

    ( ) O substantivo “céu”, na sexta estrofe, tem seu sentido modificado em função dos verbos que o acompanham.

    ( ) O substantivo próprio “Espaços”, na oitava estrofe, evoca um ser superior a quem se dirige a súplica justificada pelo título do poema.

    ( ) A unidade de sentido do poema é perturbada pelo fenômeno da elipse, cujo referente não é recuperado no próprio texto.

    A sequência correta é:

      #120540
      Concurso
      UFCG
      Cargo
      Vestibular
      Banca
      UFCG
      Matéria
      Português
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      LITANIA DOS POBRES

      Os miseráveis, os rotos
      são as flores dos esgotos.
      São espectros implacáveis
      os rotos, os miseráveis.
      São prantos negros de furnas
      caladas, mudas, soturnas.
      São os grandes visionários dos
      abismos tumultuários.
      As sombras das sombras mortas,
      cegos, a tatear nas portas.
      Procurando o céu, aflitos
      e varando o céu de gritos.
      Faróis à noite apagados
      por ventos desesperados.
      Inúteis, cansados braços
      pedindo amor aos Espaços.
      Mãos inquietas, estendidas
      ao vão deserto das vidas.
      Figuras que o Santo Ofício
      condena a feroz suplício.
      Arcas soltas ao nevoento
      dilúvio do Esquecimento.
      Perdidas na correnteza
      das culpas da Natureza.
      (...)

      (CRUZ E SOUSA, Os melhores poemas de Cruz e Sousa, p.89)


      Julgue corretas (C) ou erradas (E) as assertivas que comparam o poema “Litania dos Pobres”, de Cruz e Sousa, com a charge que segue:

      ( ) A charge confirma a condição humana de visionário miserável ilustrada no poema.

      ( ) A temática da charge nega a condição divina como suporte salvador da condição de pobreza desenhada no poema.

      ( ) O poema revela a incredulidade do pobre que tudo pode obter com a fé divina, reforçada na charge.

      ( ) A charge e o poema são gêneros intrinsecamente diferentes e, portanto, não se complementam em termos de temática, não podem, pois, ser comparados.

      A sequência correta é: