(Fonte: Marta Avancini e Luciana Alvarez. http://revistaeducacao.uol.com... – publicado em out./2014 – adaptação)
(1,0)
Considere as seguintes afirmações a respeito de palavras acentuadas, retiradas do texto:I. Os vocábulos construíram e inúmeros (l. 02) recebem acento gráfico em virtude da regra que determina o acento nas vogais i e u. II. O vocábulo diálogo (l. 33) é acentuado por ser proparoxítona; caso o acento fosse retirado, assumiria outra classe gramatical. III. Tanto experiências (l. 39) quanto práticas (l. 51), ao perderem o acento gráfico, passam a ser classificadas como verbos.Quais estão INCORRETAS?
Avalie as assertivas abaixo sobre sintaxe, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, relativamente ao seguinte período:o cenário para o exercício da docência no Brasil oferece condições distantes do ideal. (l. 22- 23).( ) A expressão sublinhada representa um adjunto adverbial. ( ) O termo em negrito funciona como objeto direto. ( ) A expressão do ideal funciona, no período, como complemento nominal.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre estrutura e formação de palavras, avalie os conceitos que seguem:I. Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático, dentro da língua portuguesa atual. II. Afixos são elementos secundários – geralmente sem vida autônoma – que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. III. Os afixos, antepostos ao radical, denominam-se prefixos; postos ao radical, denominam-se sufixos.Quais estão corretas?
Sobre flexão dos substantivos, analise as afirmações a seguir, à luz de Cegalla:I. Os substantivos flexionam-se para indicar o gênero, o número e o grau. O gênero é a propriedade que as palavras têm de indicar o sexo real ou fictício dos seres. II. Na língua portuguesa, são três os gêneros: o masculino, o feminino e o terceiro gênero, denominado neutro. III. Para os nomes dos seres vivos, o gênero, em geral, corresponde ao sexo do indivíduo. O mesmo, porém, não acontece com os nomes dos seres inanimados, em que o gênero é meramente convencional.Quais estão corretas?
(Fonte: Valéria Hartt. http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/162/ – publicado em 22/02/2016 – adaptação)
Avalie as afirmações que são feitas a seguir sobre as ideias contidas no texto:I. Considerando a situação da carreira docente, é possível dizer que todos os professores têm presente a ideia de que desde a universidade já devem aliar os interesses da escola aos seus próprios anseios. II. Salário e qualificação são fatores primordiais para alcançar o diferencial na própria carreira, quando essa é construída e conduzida pelo ambiente escolar. III. Independentemente do mercado, a qualificação profissional deve ser uma preocupação do professor, a fim de que possa ser bem-sucedido e obter bons salários.Quais estão corretas?
Sobre o pronome las (l. 18), afirma-se que:I. Sintaticamente, funciona como objeto direto. II. Refere-se a um termo que o antecede. III. Não poderia ser substituído por elas, sob pena de acarretar erro ao período. IV. Morfologicamente, classifica-se como pronome pessoal oblíquo.Quais estão corretas?
Sobre a frase: o professor não se deve deixar conduzir pelo mercado, mas, ao contrário, assumir as rédeas da própria carreira. (l. 27-28), analise as afirmações que seguem:I. A substituição de deve por pode implicaria alteração semântica no período. II. A forma verbal assumir está flexionada na voz passiva. III. Visto que substituiria correta e adequadamente mas. IV. A supressão da expressão ao contrário não implicaria alteração no período, considerando que a conjunção subordinada mas introduz na frase ideia de concessão.Quais estão INCORRETAS?
Sobre o uso do verbo haver na frase abaixo, analise as afirmações que seguem:“há tempos deixou de seduzir os jovens universitários.” (l. 02).I. Está empregado como impessoal. II. O substantivo tempos, em relação a esse verbo, funciona como objeto direto. III. Está sendo usado no sentido de decorrer, fazer, com referência ao tempo passado. IV. No caso, constitui uma locução adverbial de tempo.Quais estão corretas?
A sintaxe de regência ocupa-se das relações de dependência que as palavras mantêm na frase. Relativamente à regência, analise as assertivas a seguir:I. A substituição de a constatação (l. 04) por o ato de constatar. II. O uso de promovem a confirmação em lugar de confirmam (l.09). III. A substituição de conhecer (l. 17) por ter noção.Quais implicariam alteração na estrutura das frases em que ocorrem?
Na frase de Robespierre “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”, o vocábulo SE exemplifica a função de pronome apassivador; a frase abaixo em que o mesmo vocábulo desempenha a mesma função é:
A frase em que o vocábulo SE exemplifica um pronome apassivador é:
A palavra “SE” é classificada como pronome apassivador em:
Considere o seguinte trecho:Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.No trecho sublinhado, estabelece-se uma relação de:
Assinale a alternativa em que a partícula “se” será parte integrante do verbo.
Na oração: Pedro queixou-se dos problemas enfrentados. Classifique o “se:”
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