(1,0)
Julgue o próximo item, relativos à perícia e elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais.
Arbitramento, exame e inspeção são espécies de perícias.
A classificação e a avaliação das provas periciais quanto ao sujeito podem ser diretas ou indiretas.
Laudos contestatórios são pareceres técnicos nos quais se examinam e se rebatem os laudos preparatórios.
Julgue o item, relativos a projeto e execução de edificações.
Caso um perito seja incumbido de avaliar a integridade estrutural das estacas pré-moldadas de concreto executadas na fundação de um edifício residencial, ele poderá fazê-lo mediante a realização de ensaios do tipo PIT (pile integrity testing) para testar as referidas estacas.
Um engenheiro foi designado pela administração pública para periciar problemas constatados em um prédio novo, dez meses após o recebimento definitivo de sua construção. As patologias apresentadas foram: fissuras diagonais nas paredes próximas a alguns pilares, típicas de recalque de fundação; e descolamento de revestimento de fachada.Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.Por se tratar de perícia, além de averiguar e esclarecer os fatos, o engenheiro deve apurar as causas que motivaram as patologias apresentadas.
Um servidor desocupou um apartamento funcional e um engenheiro foi designado para realizar perícia no imóvel, pois haviam sido constatados diversos problemas na entrega. Acerca desses problemas, o ocupante alegou que o imóvel era muito antigo e encontrava-se no fim de sua vida útil. Ao vistoriar o apartamento, o perito verificou que eram bem visíveis desgastes nos pisos e nas paredes e falhas de funcionamento da rede de água, decorrentes de uso inadequado e de falta de manutenção.
Considerando a situação hipotética precedente, julgue o seguinte item.
Para garantir a qualidade do trabalho pericial, um requisito essencial que deve ser atendido é o registro fotográfico dos problemas levantados, com número adequado de fotografias.
Conforme dados levantados pelo perito, o imóvel encontra-se depreciado por mutilação.
Os problemas apresentados no imóvel podem ser classificados como vícios redibitórios.
Um engenheiro civil foi designado para periciar um prédio que apresentava fissuras em uma viga de concreto biapoiada, conforme figura precedente. Ao vistoriar o local, ele constatou que havia uma flecha excessiva na viga e que as fissuras se propagavam também para a parede de alvenaria, construída acima da viga. No diário de obras sobre a execução da peça, encontrou a informação de que o escoramento da viga fora retirado cinco dias após a concretagem.
A respeito dessa perícia hipotética, julgue o item a seguir.
Na situação apresentada, os indícios indicam fissuras por torção da viga
A retirada precoce do escoramento da viga pode ter contribuído para o surgimento das fissuras.
A propagação de fissuras na alvenaria e a flecha excessiva podem indicar deficiência de armadura na parte inferior da viga.
Por envolver uma relação de confiança entre o solicitante e o perito, a atividade de perícia em questão também poderia ter sido realizada por engenheiro mecânico, que possui conhecimentos de resistência dos materiais em sua formação.
À luz das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, julgue o item a seguir, acerca de perícias de engenharia na construção civil.
As ocorrências que podem exigir perícias técnicas são aquelas relacionadas exclusivamente a ações judiciais ou extrajudiciais; perícias não se aplicam a ações administrativas.
Nos processos de engenharia, assistente técnico é o profissional nomeado pelo juiz para realizar as provas periciais que instruirão os autos processuais.
Recuperar senha