(1,0)
A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.Maria Carmelita Yazbek. Classes subalternas eassistência social. 9.ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando as diferentes expressões da questão social e suas formas de enfrentamento pelo serviço social, bem como o conceito de cidadania, julgue o item subsecutivo. Em uma sociedade capitalista, é no mercado que são geradas as contradições fundantes entre as classes.
A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.Maria Carmelita Yazbek. Classes subalternas eassistência social. 9.ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando as diferentes expressões da questão social e suas formas de enfrentamento pelo serviço social, bem como o conceito de cidadania, julgue o item subsecutivo. No sistema capitalista, a socialização da riqueza, ainda que parcial, resolve a desigualdade.
Acerca dos paradigmas do movimento social, julgue o próximo item.O materialismo histórico considera a força das idéias capaz de introduzir mudanças nas bases econômicas que as originou, compreendendo a ocorrência do conflito na ordem material da produção e da reprodução.
Acerca da seguridade social e do trabalho, julgue o item subsequente.
Uma vez que possibilita a aquisição de consciência acerca da ação do homem sobre a natureza, o emprego consiste na ontologia do ser social.
Com relação aos conceitos básicos concernentes às políticas públicas e aos direitos sociais, julgue o seguinte item.
De acordo com a perspectiva crítico-dialética, a incorporação da identidade de cidadania aos trabalhadores, durante o processo de implementação de direitos sociais, representou a reafirmação da identidade de classe social.
Recuperar senha