(1,0)
Dentre os processos mentais de socialização, destacam-se o reconhecimento das pessoas e o reconhecimento de si. Podemos afirmar com segurança que o segundo aspecto ocorre integralmente no seguinte período de vida:
No espaço reservado à casinha de bonecas, G., com um lápis apontado para o alto, fala e gesticula para mais dois colegas, num claro jogo de “escola-professor”. G, neste momento, emprega um dos recursos de simbolização. O recurso de simbolização, especialmente utilizado neste jogo por G, é:
Na escola de hoje, o orientador educacional tem como prática:
Heloísa Lück propõe como um dos pressupostos do processo de consultoria nas escolas:
Heloísa Lück alerta para as variadas funções que ocorrem na escola, todas elas mais ou menos inter-relacionadas.Para que as ações realizadas no espaço escolar tragam resultados positivos, é, antes de tudo, necessário que:
“Observa-se, muito comumente, na liderança oferecida pelo supervisor escolar, uma preocupação mais relativa a métodos, técnicas, conteúdos, que ao sentido do processo educativo.”(Heloisa Luck).Neste contexto, o papel do supervisor constitui-se em:,
Entre as concepções de organização e gestão escolar, encontramos aquela que tem por característica a busca de objetividade no trato das questões da organização e da gestão, mediante coleta de informações reais e não subjetivas ou de poder. Esta concepção é caracterizada como:
A modalidade de educação que se preocupa, em especial, em orientar os sistemas de ensino para que adotem projetos político-pedagógicos compromissados com a inclusão, a aprendizagem e o sucesso escolar é:
O calendário escolar da Educação básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, é dever do Estado garantir a sua oferta pública, gratuita e de qualidade
O conceito de mediação simbólica de Vigotsky na educação trata da concepção de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece por meio de duas formas:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a educação escolar deverá vincular-se
De acordo com a Teoria Piagetiana de educação, denomina-se __________ à capacidade do indivíduo de reconhecer alguma coisa como diferente daquilo que já conhece. A partir desse reconhecimento, do contato com a novidade, da experimentação, o indivíduo refina seus conhecimentos e incorpora uma nova informação, o que proporciona a criação de um novo conceito, de uma nova categoria. A essa nova partição criada, organizada, sistematizada, Piaget chama de __________. Incorporado o novo processo mental, assume-se a __________, que define um conhecimento aprendido, incorporado, introjetado. - São termos que completam correta e respectivamente as lacunas acima:
O modelo construtivista de avaliação escolar propõe uma nova relação entre professor, aluno e conhecimento, partindo do princípio de que
As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, __________ substitutivas à escolarização. - O termo que preenche corretamente a lacuna acima é
Recuperar senha