Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#116153
Concurso
UFLA
Cargo
Bibliotecário-Documentarista
Banca
UFLA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Fujita e Gil-Leiva (2014, p. 65) “a indexação de documentos e a recuperação de informações são duas faces da mesma moeda e são os elementos essenciais de um sistema de informação.” No que se refere à indexação, analise as afirmativas abaixo e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O modelo Booleano é considerado o mais eficiente entre os modelos clássicos.

( ) O objetivo maior do sistema de recuperação de informação é recuperar informações que sejam úteis ou relevantes para o usuário. A ênfase está na recuperação de dados e não na recuperação de informação.

( ) Exaustividade é uma propriedade das descrições dos documentos e especificidade é uma propriedade dos termos de indexação.

( ) Nos sistemas de representação e recuperação, um problema recorrente é a identificação de conceitos que refletem a estrutura organizacional de um assunto e o entendimento dos mesmos pelo usuário.

( ) A indexação automática é objetiva, elimina a inconsistência e a subjetividade da indexação manual, possibilitando a recuperação da informação mais eficiente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

#116152
Concurso
UFLA
Cargo
Bibliotecário-Documentarista
Banca
UFLA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Naves e Kuramoto (2006), a partir da constatação da mudança de paradigma da posse da informação para o acesso à informação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a organização da informação passou a ser amplamente discutida, pois a necessidade e a satisfação do usuário são fundamentais para o trabalho do profissional da informação. Associe a COLUNA II à COLUNA I.

COLUNA I – Termo

1. Folksonomia

2. Hipertexto

3. Tesauro

4. Metadado

5. Ontologia

COLUNA II - Contexto da organização da informação

( ) Dispositivo que consiste na abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizados pela não linearidade textual.

( ) Dispositivo que tem como finalidade a identificação descritiva de cada entidade informacional presente nos documentos, a qual permite que programas de computador tratem ou processem melhor a informação contida no documento eletrônico.

( ) Dispositivo que tem como propósito compreender um domínio e classificar termos.

( ) Dispositivo de navegação social em que são exploradas as próprias preferências do usuário para classificar a relevância dos conteúdos.

( ) Dispositivo que consiste em um esquema de classificação composto de palavras e frases cuja organização objetiva facilitar a expressão de ideias em um texto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

#116151
Concurso
UFLA
Cargo
Bibliotecário-Documentarista
Banca
UFLA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Navarro e Ziviani (2013) é um conjunto de especificações originalmente projetado como um modelo de metadados, o qual provê interoperabilidade entre aplicações, permitindo a descrição de recursos web para facilitar o processamento automático da informação. Assinale a alternativa CORRETA que representa o conceito citado pelos autores.

#116150
Concurso
UFLA
Cargo
Bibliotecário-Documentarista
Banca
UFLA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Vieira (2014) os metadados são agrupados em esquemas que os organizam, os normalizam e os descrevem, criando padrões que permitem o entendimento de sua finalidade de forma individual. Tais atributos são elementos essenciais no processo de tratamento da informação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a divisão das categorias dos metadados:

#116149
Concurso
UFLA
Cargo
Bibliotecário-Documentarista
Banca
UFLA
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Vieira (2014), a web tem sites especializados para a busca de informações, divididos em três categorias, que diferem entre si quanto à indexação e ao armazenamento de seus bancos de dados. São eles: diretórios ou repositórios de assuntos, mecanismos de busca e metamecanismo de busca. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características do metamecanismo de busca:

    #115889
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre a Teoria Psicológica de Skinner, é correto afirmar que

    #115888
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:

    #115887
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Constitui característica estruturante da teoria sociocultural de educação a seguinte:

    #115886
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, em seu artigo 3º, definem como fundamento para as políticas públicas educacionais desse nível de ensino a garantia dos seguintes aspectos:

    #115885
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, componente importante da legislação educacional, constituem características de um sistema de educação os seguintes princípios:

    #115884
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No complexo legislativo da educação brasileira, ganha destaque a Resolução que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A aplicabilidade do conteúdo da referida norma deve ser observada pelas instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, a partir da seguinte proposição:

    #115883
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em vigor, no que se refere à Educação Especial, é correto afirmar que

    #115882
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência

    #115881
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre os profissionais da educação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor, é correto afirmar que o(a)

    #115880
    Concurso
    UFPA
    Cargo
    Pedagogo
    Banca
    CEPS-UFPA
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre os usos dos recursos financeiros destinados à educação, serão consideradas como gastos em manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a(à)