(1,0)
Atualmente, observa-se que, dentro do modelo de gestão de pessoas, muitas perspectivas, informações, métodos e considerações são realizadas para que se convencione um modelo ou processo de tomada de decisões. Existem várias estratégias para esse processo, tais como: aprendizagem organizacional, benchmarking, open-book management e, entre outros, o empowerment. Com relação ao empowerment, assinale a alternativa correta.
Sabe-se que existem competências que são essencialmente da organização e que existem competências naturais dos seres humanos. Sabe-se, também, que as organizações, quando adotam gestão estratégica, identificam quais as competências das pessoas são necessárias para que essas alcancem suas competências essenciais.Assinale a alternativa que apresenta as competências essencias de uma organização.
Assinale a alternativa que apresenta a primeira e mais importante etapa de qualquer plano de desenvolvimento de pessoal nas organizações.
A educação corporativa configura todas as ações realizadas para identificar, modelar, difundir e aperfeiçoar as competências essenciais, técnicas e funcionais de uma organização com foco na gestão da capacitação para o alcance estratégico dos objetivos organizacionais. Assinale a alternativa que indica o objetivo dessa estratégia
Quando a organização adota a estratégia de educação corporativa, ela deve iniciar identificando as possíveis técnicas de desenvolvimento das pessoas. Nesse sentido, existem algumas atividades que devem ser consideradas na capacitação dentro das organizações, tais como educação, educação profissional, formação, treinamento, desenvolvimento e outros. A esse respeito, formação é o processo
Existem várias formas de se tornar a comunicação mais efetiva, principalmente dentro das organizações. Uma delas é a sintonia com emissor e com o receptor. Assinale a alternativa que apresenta o significado dessa sintonia
De acordo com Gil (2010), comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se.Considerando a perspectiva apresentada, assinale a alternativa que apresenta todos os elementos da comunicação.
Nos processos de recrutamento e seleção, de resolução de conflitos e até na definição dos processos de trabalho, várias técnicas são utilizadas, tais como: testes, entrevistas, dinâmicas de grupo entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da dinâmica de grupo.
A pesquisa operacional leva a organização a ter a noção real de quanto o desempenho de seus colaboradores pode interferir no alcance das competências organizacionais. Entre as informações que se podem alcançar com esse tipo de pesquisa, há a definição de objetivos de forma inadequada ou sem critério, a baixo envolvimento das pessoas e de seus pares, o despreparo das lideranças e o baixo nível de adesão ao processo de pesquisa.Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica os responsáveis pela pesquisa operacional e pelas avaliações de desempenho de uma organização.
O planejamento estratégico em recursos humanos está relacionado à visão que o gestor tem de como alcançará seus objetivos essenciais, com base na missão, na visão e nos valores da organização. Nesse sentido, várias atividades devem ser gerenciadas e coordenadas, tais como os programas de treinamento, a gestão de desempenho e (ou) de competência, e os planos de cargos e salários. Observa-se, ainda, que a forma de remunerar, bonificar ou beneficiar as pessoas também pode compor esse planejamento estratégico.Considerando esse contexto, é correto afirmar que remuneração broadbanding é estratégia que
A representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e espontaneidade com várias práticas, comportamentos e atitudes que vigoram no ambiente escolar se refere à ideia de um currículo
A experiência social do indivíduo contemporâneo é inacabada, pois à medida que as referências sociais e identitárias compartilhadas se ampliam e diversificam, criam-se alternativas de escolhas possíveis aos indivíduos, multiplicando as possibilidades de participação em grupos e espaços de identidade. Assim, a experiência social dos sujeitos se dá
Observe o cartum.
O cartum subentende uma crítica ao modelo de educação
Leia o texto.Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos
As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais implicam em medidas de ações afirmativas, tais como:
Recuperar senha