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De acordo com SANTOS (2013) “ A aprendizagem significativa é aquela que ocorre a partir do surgimento de um sentido pessoal por parte de quem aprende, o que desencadeia uma atitude proativa que tenta desvendar o novo e (re) construir conceitos que ampliam cada vez mais a habilidade de aprender”.
Aponta a alternativa em que a metodologia aplicada é CONDIZENTE com o conceito acima.
O grande educador Paulo Freire defendia a relação professor aluno numa perspectiva dialógica. Aponte a alternativa contrária ao pensamento de Paulo Freire em relação à educação no contexto da sala de aula.
A sala de aula como espaço de aprendizagem e intervenção não é uma concepção firmada em todas as escolas. A relação professor aluno, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação são inerentes a cada concepção de educação formulada e vivenciada.Assinale a opção em que a relação professor aluno CONDIZ com uma educação libertadora.
Inúmeros educadores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais que se envolvem com a educação defenderam e opinaram acerca do tema “ a sala de aula é como espaço de aprendizagem e interação”. Aponte o pensador que em sua obra defendia o conhecimento praxeológico, o conceito de campo e a noção de habitus.
A avaliação da aprendizagem é uma área polêmica da educação. Os objetivos da avaliação estão ligados à concepção e contextos educacionais e da sociedade em geral. Aponte a alternativa em que a instituição educacional está conectada com a concepção de avaliação progressista moderna.
Sabe-se que, há tempos, as organizações de trabalho começaram a importar-se com os métodos e com as técnicas de produção de produtos e serviços. Nesse sentido, passaram também a preocupar-se com as relações humanas e com os motivos que levam os seres humanos à ação. Formar grupos de trabalho passou a ser uma oportunidade de entender e coordenar o alcance dos objetivos organizacionais. Com base nesse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de grupo nas organizações.
Sabe-se que as organizações procuram desenvolver-se de forma sustentável a fim de que as futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos que hoje são utilizados. Assim, é importante que se aplique a sustentabilidade também dentro da organização, e não somente para que ela sobreviva em sua comunidade e para seus clientes. Assinale a alternativa que apresenta as ações que exemplificam a sustentabilidade organizacional.
Segundo Zarifian (2005), é uma inteligência de características práticas, que tem origem nos conhecimentos que já foram adquiridos e transformados e (ou) adaptados. Hoje é de fundamental importância para que os objetivos de uma organização sejam alcançados. As informações apresentadas referem-se à
Como relação ao clima e a cultura organizacional, assinale a alternativa correta.
Nos dias de hoje, muito pensa-se a competência como o conjunto de características que os seres humanos têm e que entregam para as organizações no sentido de juntos alcançarem os objetivos essenciais. Outro aspecto que tem sido muito considerado é como as pessoas entregam suas competências para a organização e como elas podem fazer isso de forma confortável, ou seja, usando seus pontos fortes e tendo maiores possibilidades de realização e felicidade. (SCHEIN, 1990; DERR, 1988. In: DUTRA, 2006). Isso significa dizer que é necessário considerar uma relação entre a capacitação e a complexidade das atividades de um determinado cargo ou função.A esse respeito, é correto afirmar que, em forma de bem-estar, fluência e efetividade, na entrega das competências humanas, se alcança o conforto quando o conjunto de
Segundo Schumpeter (1949), o empreendedor é o indivíduo que desconstrói a ordem econômica já estabelecida pelo desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços por dar origem a novos métodos e técnicas de organização e exploração de novos recursos e materiais. Esse é um dos mais antigos conceitos, porém, para muitos estudiosos, é o que melhor descreve o espírito empreendedor. Com relação a esse conceito dentro das organizações de trabalho, é correto afirmar que o gestor empreendedor é, aquele que
Sabe-se que, com o passar dos anos, a gestão da qualidade nas organizações deixou de ser mera observação e fiscalização de processos e mudou seu foco para o treinamento e desenvolvimento das pessoas, já que a produção de serviços e produtos com qualidade dependem principalmente delas. Assim, várias normas, regras, métodos foram criados; e as pessoas, treinadas para o alcance da tão sonhada qualidade. As normas ISO tiveram papel fundamental para a disseminação dessas regras, técnicas e métodos. Com base nisso, quanto à definição de ISO, é correto afirmar que o termo significa
Segundo Araújo (2006), qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor, terá de agir estrategicamente. Sempre!O autor contempla, nesse trecho, a funcionalidade da nova perspectiva, surgida em meados do século 20, relacionada ao cargo de gestor de recursos humanos e que agora passa a ser conhecido como gestor de pessoas. Nesse contexto, é de fundamental importância que se considere quais são as estratégias de ação desse gestor, levando em conta os subsistemas e a importância da manutenção do clima organizacional, o qual depende de alguns fatores para a unidade do corpo funcional. Assinale a alternativa que indica esses fatores.
A motivação é intrínseca, ou seja, as pessoas só podem se motivar e não motivar os outros. Nessa perspectiva, o gestor de pessoas tem que desenvolver e coordenar esforços para que seus colaboradores percebam as oportunidades de motivação e ajam a partir delas. Assim, várias teorias surgiram no sentido de identificar como se podem criar essas oportunidades. Uma delas diz que os colaboradores de uma organização buscam primeiro satisfazer suas necessidades mais básicas (de segurança e de higiene, por exemplo) para, em seguida, sentir-se novamente insatisfeito e então se preocupar com outras necessidades. Assinale a alternativa que indica essa teoria ou como é conhecida.
Uma das teorias a respeito de implantação da qualidade é “A trilogia de Juran” (CARDOSO, 2001), que se refere basicamente a três grandes grupos de atividades: melhoria da qualidade, planejamento da qualidade e controle da qualidade. Sabendo-se que o primeiro dos três grandes grupos é a melhoria da qualidade, é correto afirmar que a primeira atividade proposta para que se inicie o processo de implantação da qualidade é
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