Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#119864
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica.
1. Educação de Jovens e Adultos 2. Educação Especial 3. Educação Profissional e Tecnológica 4. Educação do Campo
( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

#119863
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola.
O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:

#119862
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir.
“Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

#119861
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir.
I. A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo.
II. As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade.
III. As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas.
Está correto que se afirma em

#119860
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular. ( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial. ( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular.
As afirmativas são, respectivamente,

#119859
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.
De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.
As afirmativas são, respectivamente,

#119858
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes.
Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

    #119857
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir.
    I. A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III. A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano.
    Está correto o que se afirma em

    #119856
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    “O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)
    A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

    #119855
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos.
    Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

    #117736
    Concurso
    CENTEC
    Cargo
    Professor - Inglês
    Banca
    CENTEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Na área da educação pode-se afirmar que há vários tipos de planejamento e planos: o do Sistema Nacional de Educação, o curricular, o da Instituição, os de cursos e os de aula. Segundo Vasconcellos (2004) um planejamento qualquer, de maneira geral, apresenta várias finalidades.
    Na visão crítico-reflexiva sobre a educação, são finalidades dos Planos ou Projetos de ensino aprendizagem, EXCETO,

    #117735
    Concurso
    CENTEC
    Cargo
    Professor - Inglês
    Banca
    CENTEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A concepção que uma instituição ou um professor tem da avaliação da aprendizagem está diretamente ligada com a concepção de mundo e pedagógica que ele tem. Luckesi (2005) aborda a avaliação da aprendizagem diferenciando o ato de avaliar do ato de examinar. Assinale a alternativa abaixo que se relaciona como a prática de AVALIAR:

    #117734
    Concurso
    CENTEC
    Cargo
    Professor - Inglês
    Banca
    CENTEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Quando o professor associa sua prática de avaliativa ao desenvolvimento do estudante, é CORRETO afirmar que avaliação tem a função, predominantemente.

    #117733
    Concurso
    CENTEC
    Cargo
    Professor - Inglês
    Banca
    CENTEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No processo de ensino aprendizagem tradicional a memorização era supervalorizada por pensar-se que para aprender era necessário repetir. Para se contrapor à educação tradicional foram e são vivenciadas outras formas de se desenvolver o ensinar e o aprender.

    Fundamentado na propositura apresentada, aponte a alternativa que reforça a posição da educação tradicional.

    #117732
    Concurso
    CENTEC
    Cargo
    Professor - Inglês
    Banca
    CENTEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A escola é o espaço privilegiado para obtenção ou construção do conhecimento. Na escola, a sala de aula é o local onde ocorre a maior parte das atividades de aprendizagem.

    Marque a alternativa que não CONDIZ como uma sala de aula onde haja intervenção.