Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#123079
Concurso
Prefeitura de São Borja-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Mittler, atualmente, a inclusão é tema de muitos debates tanto no contexto social como no escolar. A ideia que se tem de inclusão é a de fazer parte, inserir-se numa totalidade. Nesse sentido, a inclusão, na perspectiva educacional, significa que as escolas devem possibilitar o acesso de todas as crianças aos meios regulares de ensino sem que haja barreiras de participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa informação, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação à inclusão.
( ) Não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas a mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. ( ) Diz respeito a ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. ( ) Diz respeito a preparar os professores para ensinarem aquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#123078
Concurso
Prefeitura de São Borja-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo Demo, sendo a aprendizagem “dinâmica reconstrutiva” que ocorre de dentro para fora, não é a realidade externa que simplesmente se impõe ao sujeito, mas é ele que, no processo de aprendizagem, a capta de modo:
I. Reconstrutivo. II. Interpretativo. III. Hermenêutico.
Quais estão corretas?

#123077
Concurso
Prefeitura de São Borja-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Mittler, a escola inclusiva deve atender ____________________ do seu alunado e buscar respostas individuais para as necessidades especiais individuais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    #123076
    Concurso
    Prefeitura de São Borja-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Quanto às tendências pedagógicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
    Coluna 1 1. Renovada não diretiva. 2. Tecnicista. 3. Crítico-social dos conteúdos. 4. Libertária.
    Coluna 2 ( ) A escola propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções. ( ) Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. ( ) A escola tem a tarefa de garantir a apropriação crítica do conhecimento científico e universal, tornando-se uma arma importante de luta. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade. ( ) Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.
    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    #123075
    Concurso
    Prefeitura de São Borja-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Segundo Veiga, sobre a construção/elaboração de um projeto, analise as características abaixo:
    Estrutura organizacional. Currículo. As finalidades da escola. Avaliação. O tempo escolar. Essas características definem o projeto:

    #123074
    Concurso
    Prefeitura de São Borja-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar (currículo), de acordo com Veiga.
    ( ) Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. ( ) A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos. ( ) As formas de assimilar esses conhecimentos.
    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

      #123073
      Concurso
      Prefeitura de São Borja-RS
      Cargo
      . Cargos Diversos
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      De acordo com Veiga, em geral, nossas instituições têm sido orientadas a organizar o currículo de forma:

      #123072
      Concurso
      Prefeitura de São Borja-RS
      Cargo
      . Cargos Diversos
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Segundo Libâneo, o _________________________é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos, enquanto que o ___________________________ é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.
      Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

      #123071
      Concurso
      Prefeitura de São Borja-RS
      Cargo
      . Cargos Diversos
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      De acordo com Luckesi, analise as características abaixo quanto ao processo de avaliação realizado atualmente:
      Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir. O processo educativo se desenvolve em momentos estanques, sem elos de continuidade, desconectados em termos de progressão na construção do conhecimento. Tem por finalidade verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação ou reprovação, por conceitos, notas ou algo semelhante. Todas as atividades escolares se voltam para um treinamento em solucionar questões de provas para preparar os alunos para o vestibular.
      As características apresentadas referem-se a uma avaliação baseada em uma pedagogia:

        #123070
        Concurso
        Prefeitura de São Borja-RS
        Cargo
        . Cargos Diversos
        Banca
        FUNDATEC
        Matéria
        Pedagogia
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0)

        Segundo Perrenoud, o ofício de professor está se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem. Com isso, ele elenca competências que devem ser desenvolvidas pelos professores ao longo de sua carreira, quais sejam:
        I. Administrar a progressão das aprendizagens. II. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho. III. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
        Quais estão corretas?

          #122823
          Concurso
          SEDUC-SP
          Cargo
          Supervisor de Ensino
          Banca
          VUNESP
          Matéria
          Pedagogia
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0)

          O Decreto n° 57.141/2011, que reorganiza a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e dá providências correlatas, estabelece, em seu artigo 72, as atribuições das Equipes de Supervisão de Ensino, por meio dos Supervisores de Ensino que as integram. Essas atribuições

            #122822
            Concurso
            SEDUC-SP
            Cargo
            Supervisor de Ensino
            Banca
            VUNESP
            Matéria
            Pedagogia
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0)

            Em Alves (2011), Silva Jr. escreve sobre “Prática e Supervisão”, analisando dados de pesquisa na qual foram entrevistados supervisores de ensino recém-concursados sobre suas novas atribuições. O autor analisa e interpreta os depoimentos, apontando os desafios que esses profissionais enfrentam numa estrutura organizacional cujos “modelos” são sustentados por uma “concepção restritiva de ciência”, a qual é por eles difundida e que acaba por corroborar a visão da necessidade de separação entre

            #122821
            Concurso
            SEDUC-SP
            Cargo
            Supervisor de Ensino
            Banca
            VUNESP
            Matéria
            Pedagogia
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0)

            Marcia Nico Evangelista e Wendel Freire, em Rangel e Freire (2010), oferecem rica reflexão a respeito da possibilidade de os supervisores pedagógicos participarem efetivamente das transformações da escola necessárias à incubação de “caminhos para o alcance de uma sociedade livre e humanizada”. Escrevem elas: “Sabemos que as ações instituintes estão misturadas ao instituído, apresentando a contradição e a ambiguidade, aspectos tão próprios de ser humano que, também, estão presentes em suas instituições.” Com um horizonte ético e político semelhante, Helenice Muramoto (1994) põe foco no trabalho do supervisor de ensino em nível de sistema, contextualizado no Estado de São Paulo, e apresenta reflexões e propostas com vistas a um caminhar transformador. De acordo com o pensamento dessas autoras, na área da educação, os supervisores

            #122818
            Concurso
            SEDUC-SP
            Cargo
            Supervisor de Ensino
            Banca
            VUNESP
            Matéria
            Pedagogia
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0)

            Segundo Cortella (2016), é preciso reafirmar uma questão básica: “se o Conhecimento é relativo à história e à sociedade, ele não é neutro”. A Escola, afirma o autor, “está grávida de história e sociedade, e, sendo esse processo marcado pelas relações de poder, o Conhecimento é também político, isto é, articula-se com as relações de poder. Sua transmissão, produção e reprodução no espaço educativo escolar decorre de uma posição ideológica (consciente ou não), de uma direção deliberada e de um conjunto de técnicas que lhes são adequadas”. Dessa forma, de acordo com o autor, “é preciso que recoloquemos o problema de seu sentido social concreto”. Após reafirmar o que chama de óbvio, que “há um fortíssimo reflexo das condições de vida dos alunos no seu desempenho escolar”, Cortella argumenta que é necessária, de nossa parte, como educadores, “uma atenção aguda à nossa realidade na qual há vários modos de ser criança”, para que nos qualifiquemos para “um exercício socialmente competente da profissão docente”. E adverte que se tomarmos por referência uma criança idealizada, com base no modo minoritário de ser criança, e “se não nos qualificarmos para atuar junto aos vários modos de ser criança em nossa realidade social”, o resultado concreto de nosso trabalho educativo pode

            #122816
            Concurso
            SEDUC-SP
            Cargo
            Supervisor de Ensino
            Banca
            VUNESP
            Matéria
            Pedagogia
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0)

            Com o objetivo de participar ativa e criticamente da elaboração do Plano de Trabalho da Diretoria de Ensino, com vistas a uma escola pública de qualidade, em tempos de reformas dos sistemas de ensino, o grupo de supervisores de uma das Diretorias Regionais de Ensino da capital apoiou suas análises em dados de acompanhamento das escolas e na obra de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), os quais argumentam que “as atuais políticas educacionais e organizativas devem ser compreendidas no quadro mais amplo das transformações econômicas, políticas, culturais e geográficas que caracterizam o mundo contemporâneo”. Esses autores apontam que, nas últimas décadas, os processos de recomposição do sistema capitalista mundial e de reestruturação global da economia empreenderam mudanças nos processos de produção associadas a avanços científicos e tecnológicos que afetam o desenvolvimento econômico e fazem com que, nesse contexto, a reforma dos sistemas de ensino passe a ser prioridade, começando pelos países industrializados e girando, na maioria dos casos, em torno de quatro pontos: o currículo nacional, a avaliação institucional,