(1,0)
O ato pedagógico, conforme Libâneo (1994, p. 56) “é uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais”. De acordo com essa citação, é correto afirmar:
A dificuldade de aprendizagem não se refere a uma única causa, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho da criança. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta a seguir:
Sobre o processo relacional da teoria da aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Várias diretrizes curriculares incluem a modalidade oral ao lado da modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O trabalho com o oralidade em sala de aula desenvolve a competência comunicativo-interativa.
( ) Ver a língua em funcionamento significa avaliar as relações entre fala, escrita e leitura como práticas discursivas, nenhuma tratada de forma secundária em relação a outra.
( ) Uma prática social discursiva não envolve interlocutores em determinada concepção de normatização em relação as suas competências.
( ) O trabalho pedagógico possui um caráter interacional para desenvolver a capacidade de expressão dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Em relação ao desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta.
O planejamento da prática docente é uma maneira flexível para permitir adaptações às necessidades de aprendizagem das crianças. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
Organizar o currículo a partir das disciplinas significa:
Organizar o currículo por área de conhecimento significa:
“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente.” (Delors, 2000)Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento.Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz.( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vida.A seqüência correta é:
O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações.De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
“O professor que não leva a sério sua formação (...) não tem força moral para coordenar as atividades de uma classe. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários à toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor” (Paulo Freire).Após ter lido a frase acima, assinale a alternativa que apresenta mais correta.
O papel do professor vem se modificando diante dos avanços sociais e tecnológicos e das novas demandas da sociedade, sendo ele, hoje, concebido como:
Recuperar senha