Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Pedagogia x
#174831
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.

No currículo integrado, os diferentes conteúdos são partes de um todo e cada função dessa parte é explicar esse todo, não havendo nenhuma redução da autonomia do conteúdo.

#174830
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.

O trabalho interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para religar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar a uma delas seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos.

#174829
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.

O que caracteriza um trabalho interdisciplinar é a busca, a pesquisa e a ousadia em romper os limites das fronteiras estabelecidas entre as várias áreas de conhecimento.

#174828
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A teoria curricular pode ser analisada na perspectiva das concepções tradicionais ou conservadoras, na concepção crítica ou ainda na concepção pós-crítica. Sobre a organização curricular, julgue o item a seguir.

Atualmente, o currículo deve denotar uma sequência articulada de estudos, ou seja, um percurso a ser seguido de forma a garantir a todos uma mesma educação de qualidade.

#174827
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.

Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.

#174826
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.

Pode ser entendida como uma estratégia de trabalho que, técnica ou formalmente, possa ser implementada em processos formativos por via de atividades educativas sistematizadas.

#174825
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa educacional de natureza qualitativa pode assumir diversas formas, dentre as quais estão a do tipo etnográfico e o estudo de caso. Sobre as características básicas da pesquisa qualitativa, julgue o item a seguir.

A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento.

#174824
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa educacional de natureza qualitativa pode assumir diversas formas, dentre as quais estão a do tipo etnográfico e o estudo de caso. Sobre as características básicas da pesquisa qualitativa, julgue o item a seguir.

Os dados coletados são predominantemente descritivos.

#174823
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa educacional de natureza qualitativa pode assumir diversas formas, dentre as quais estão a do tipo etnográfico e o estudo de caso. Sobre as características básicas da pesquisa qualitativa, julgue o item a seguir.

A preocupação com o processo é muito maior do que com o produto.

#174822
Concurso
UNIR
Cargo
Pedagogo
Banca
AOCP
Matéria
Pedagogia
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa educacional de natureza qualitativa pode assumir diversas formas, dentre as quais estão a do tipo etnográfico e o estudo de caso. Sobre as características básicas da pesquisa qualitativa, julgue o item a seguir.

A análise dos dados tende a seguir um processo dedutivo.

#174651
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação à definição da Educação Especial na LDB, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) É considerada uma modalidade de ensino. ( ) É oferecida apenas na rede privada de ensino. ( ) Envolve os educandos com deficiência e os superdotados. As afirmativas são, respectivamente,

#174650
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um aluno com deficiência visual precisa de um material específico para aprendizagem de matemática, cujo preço é elevado. Com relação aos princípios da LDB, analise as afirmativas a seguir. I. É obrigação dos sistemas de ensino assegurar recursos para atender às necessidades dos alunos na Educação Especial. II. Como o preço é elevado e o material se destina a apenas um aluno, a escola não tem obrigação de comprá-lo. III. A compra de material específico para a Educação Especial é de responsabilidade exclusiva da família. Assinale:

#174649
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o fragmento a seguir. “A Educação _____ deve reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando os estilos e ritmos de _____ e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de um currículo apropriado, de arranjos organizacionais, de estratégias de ensino, do uso de recursos e de parceria com a _____.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

#174648
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação às recomendações presentes na Declaração de Salamanca, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A integração de alunos com necessidades educacionais especiais seria mais efetiva se fosse dada maior ênfase à educação infantil, à educação de meninas e à educação para o trabalho. ( ) As escolas deveriam prover oportunidades curriculares apropriadas para a criança com habilidades e interesses diferentes. ( ) A avaliação formativa deveria ser incorporada ao processo educacional. As afirmativas são, respectivamente,

#174647
Concurso
SEDUC-PE
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base no documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições. 1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.