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Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgueos itens subseqüentes.A liderança exercida em decorrência de qualidades natas do líder é denominada liderança liberal.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgueos itens subseqüentes.Na liderança democrática, a equipe tem total liberdade para tomar decisões e a intervenção do líder é mínima.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgueos itens subseqüentes.Na liderança autocrática, o papel do líder e as funções que ele exerce, em todas as dimensões e etapas de um trabalho em equipe, especialmente na tomada de decisões, são primordiais para o bom desempenho do grupo.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgueos itens subseqüentes.A liderança coercitiva é caracterizada pela utilização prioritária da habilidade de influenciar por meio da possibilidade de uma punição.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgueos itens subseqüentes.Considere que um líder exerça o seu poder por meio da força da instituição que o nomeou. Nesse caso, esse líder exerce uma liderança natural, que ocorre em função do cargo por ele assumido.
Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).
A despeito das mudanças educacionais no Brasil, a educação brasileira ainda possui traços claramente identificáveis da Pedagogia tradicional. Considerando as ideias de Saviani (2008), assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9.394/96 (artigo 8º), a educação brasileira se organiza em sistemas de ensino. Assinale a alternativa que defina essa organização.
A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
A respeito das políticas de educação infantil no Brasil, assinale a alternativa correta.
Analise os trechos de texto apresentados abaixo:
“Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12).
“Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).
Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de
Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento,
A despeito das diversas acepções de educação que possam ser elencadas, a depender do viés teórico adotado, a Constituição Federal Brasileira de 1988 define educação como um
O planejamento educacional, considerado por Calazans (1990) uma ação de cunho técnico e político, constitui elemento fundamental ao bom desenvolvimento dos processos educativos. Em se tratando do planejamento macro da educação brasileira, tem-se como referência o
Considerando o contexto organizacional da educação brasileira, é correto afirmar que a educação infantil, a educação básica, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e o ensino superior constituem, respectivamente,
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