(1,0)
Segundo Paulo Freire em “Professora Sim Tia Não” a prática educativa é algo muito sério. Ao participarmos da formação de pessoas, participamos também do seu sucesso ou fracasso. O professor deve, portanto, ter convicção ao fazer a sua escolha, reconhecendo a dignidade e importância de sua tarefa, a qual é indispensável à vida social. Contudo, esse reconhecimento precisa partir também da sociedade, para que ela própria possa esperar e exigir uma educação de qualidade. “É óbvio que problemas ligados à educação, não são apenas problemas pedagógicos. São problemas _____________ tanto quanto os problemas financeiros”.
De acordo com a BNCC, a sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo às questões centrais do processo educativo. NÃO é uma dessas questões:
Segundo Moran, um dos caminhos mais interessantes de aprendizagem ativa é pela investigação (ABIn – Aprendizagem Baseada na Investigação). Os estudantes, sob orientação dos professores, desenvolvem a habilidade de levantar questões e problemas e buscam – individual e grupalmente, utilizando métodos indutivos e dedutivos – interpretações coerentes e soluções possíveis. Isso envolve pesquisar, avaliar situações, pontos de vista diferentes, fazer escolhas, assumir alguns riscos, aprender pela descoberta, caminhar do simples para o complexo. Os desafios bem planejados contribuem para mobilizar as competências desejadas, quais sejam: I. Intelectuais. II. Emocionais. III. Pessoais. IV. Comunicacionais.Quais estão corretas?
De acordo com Moran, a aprendizagem acontece nas múltiplas buscas que cada um faz a partir dos: I. Interesses. II. Curiosidade. III. Necessidades.Quais estão corretas?
Para Moran, a aprendizagem acontece em um ambiente social cada vez mais:
Segundo Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada:
Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:
De acordo com Bergmann, a metodologia da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a alguns desses benefícios.
Segundo Perrenoud, habilidades como: elaborar um projeto em equipe, representações comuns, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica e administrar crises ou conflitos interpessoais fazem parte da competência de referência:
Para Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para _______________, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.Quais estão corretas?
Conforme Ferreira e Ries, o(a)___________________ coincide com as possibilidades da criança de andar, falar, manifestar interesses e controlar seus esfíncteres, em torno do segundo ano e terceiro anos de vida. É uma fase relacionada com as manifestações de dominação e submissão, organização e desorganização, busca de controle de si mesmo e do meio.Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo Wadsworth, analise as assertivas abaixo: I. O uso precoce pela criança pré-operacional do lápis, do crayon e do pincel resulta nas garatujas, sendo que no início não há, por parte da criança, a noção de desenhar (representar) alguma coisa. II. Uma característica do pensamento operatório formal é a centração, ou seja, a criança diante de um estímulo visual tende a centrar ou fixar sua atenção sobre um número limitado de aspectos perceptuais do estímulo. III. Em torno dos 2 anos de idade (um pouco antes ou um pouco depois), a criança típica começa a empregar palavras faladas como símbolos, em vez de objetos. Um som (palavra) começa a representar um objeto. IV. A criança sensório-motora é inicialmente egocêntrica, pois ela não faz diferenciação entre ela como objeto e os outros objetos.Quais estão corretas?
Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?
Recuperar senha