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Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, é vedado ao estabelecimento de ensino elaborar sua proposta pedagógica.
II. As questões referentes à sexualidade não estão relacionadas ao contexto social ou cultural do aluno.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. A avaliação deve considerar a diversidade de instrumentos e situações.
I. A avaliação deve possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares.
II. De acordo com Piaget, o planejamento escolar deve ser realizado apenas pelos dirigentes da instituição.
I. A avaliação deve utilizar métodos que permitam considerar as diferentes aptidões dos alunos.
II. De acordo com a LDB, é responsabilidade exclusiva da União oferecer a Educação Infantil em creches.
I. A lei nº 8.069/90 retira da criança o direito de ser criada e educada no seio de sua família.
II. A mãe e o pai não têm deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança.
I. É assegurado à criança o direito de ser respeitada por seus educadores na escola.
II. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem vigência de 52 anos.
I. O pluralismo de concepções pedagógicas é favorável à qualidade do ensino nas escolas municipais.
II. O trabalho interdisciplinar deve propiciar o diálogo entre os conteúdos disciplinares.
Conforme Terezinha A. Rios, considerando a discussão proposta pela autora no livro Ética e competência, a especificidade do processo educativo que se desenvolve na escola tem como objetivo
No que diz respeito à relação entre os profissionais da Educação Infantil e as famílias, os documentos oficiais nacionais definem que o atendimento aos direitos da criança em sua integralidade depende, entre outros aspectos, do respeito e da valorização das diferentes formas em que as famílias se organizam. Tendo isso em vista, o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 determina que eventuais preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa (descuido, violência, discriminação, superproteção e outras) devem ser
No livro Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, Celso dos S. Vasconcellos refere-se a diferentes níveis de abrangência do planejamento no contexto educacional.Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta, de acordo com a perspectiva do autor.
Ao discutir princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, em seu livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível, aborda o princípio da liberdade. Para a autora, tal princípio está sempre associado à ideia de
A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Básica. Considerando que a BNCC respeita os princípios de autonomia pedagógica e gestão democrática determinados pela legislação educacional, é correto dizer que as propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino devem
Leia o excerto a seguir:“Nas profissões do humano há uma ligação forte entre as dimensões pessoais e as dimensões profissionais. No caso da docência, entre aquilo que somos e a maneira como ensinamos. Aprender a ser professor exige um trabalho metódico, sistemático, de aprofundamento de três dimensões centrais.”(A. Nóvoa. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, no 16, 2017)As três dimensões a que se refere o autor são:
Leia o excerto a seguir:“Para não ser autoritária e conservadora, a avaliação terá de ser ________________, ou seja, deverá ser o instrumento dialético do avanço, terá de ser o instrumento da identificação de novos rumos. [...] A avaliação educacional escolar como instrumento de ____________ [...] não serve em nada para a transformação; contudo, é extremamente eficiente para a conservação da sociedade, pela domesticação dos educandos.” (C. Luckesi. Avaliação da aprendizagem escolar)Considerando a perspectiva do autor, assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas, na sequência correta
Assinale a alternativa que contém uma prática coerente com uma ação avaliativa mediadora, conforme a perspectiva de Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade.
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