(1,0)
Os dispositivos de ancoragem temporária podem contribuir de maneira expressiva nos resultados de uma movimentação ortodôntica para o restabelecimento da função e/ou a melhora da estética em situações interdisciplinares complexas. Algumas considerações são importantes para o uso do dispositivo de ancoragem temporária. Observe as afirmativas a seguir:
I A proximidade das raízes e as estruturas anatômicas adjacentes devem ser avaliadas cuidadosamente antes da sua implantação.
II Em uma situação ideal, a força ortodôntica deveria passar pelo centro de resistência do dente ou bem próxima a ele. Assim sendo, as ponderações biomecânicas devem anteceder a inserção do dispositivo.
III É importante observar também que o dispositivo de ancoragem temporária é somente um dispositivo auxiliar que complementa o sistema composto pró-bráquetes, fios e outros acessórios.
Das afirmativas acima:
De acordo com Angle, na maloclusão classe II, o(s) primeiro(s)
Considere a presença em determinado indivíduo de maloclusões em que a cúspide mesiovestibular do 1° molar superior oclui mesialmente ao sulco mesiovestibular do 1° molar inferior e apresenta inclinação vestibular dos incisivos superiores, resultando em grande sobressaliência. Segundo a classificação de Angle, são maloclusões da classe:
Hábitos orais parafuncionais são uma das causas de maloclusões em crianças e adolescentes. Pacientes apresentando palato profundo, mordida cruzada posterior esquelética e características faciais incluindo rosto alongado e estreito, olhos caídos, olheiras profundas, sulcos genianos marcados, lábios entreabertos, hipotônicos e ressecados, e sulco nasolabial profundo possuem como fator etiológico para a sua maloclusão a(os):
O uso adequado da máscara facial deve atender aos seguintes princípios, EXCETO:
Um paciente com valor de ângulo ANB de 8º é classificado como classe:
Em Odontopediatria, a maioria das mal-oclusões,
Análise morfológica da face é um dos fatores fundamentais no diagnóstico e prognóstico de mal-oclusões a longo prazo em crianças. De acordo com Capeloza Filho, a face em vista lateral com bases apicais mal-posicionadas com convexidade facial não harmoniosa e com erro esquelético no sentido sagital é um padrão de face:
Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, queixa- se da aparência de seus dentes após a conclusão de tratamento ortodôntico com o uso de bráquetes. O exame clínico mostra lesões com aspecto amarelado, polido e mais liso que rugoso nas superfícies vestibulares dos incisivos superiores e lesões com aspecto sombreado por baixo do esmalte intacto nas superfícies oclusais dos molares superiores. Após a remoção do esmalte da superfície oclusal dos dentes 26 e 27, a dentina apresenta coloração marrom clara e amolecida à sondagem no dente 26 e, no dente 27, a dentina tem consistência um pouco mais endurecida que no dente 26.A opção pelo uso do ionômero de vidro como material restaurador para os dentes 26 e 27 apresenta algumas limitações, como
Paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, utiliza aparelho ortodôntico fixo. O exame clínico mostra biofilme sobre as superfícies dentárias e manchas brancas ativas nas superfícies vestibulares dos molares superiores e inferiores. As manchas brancas são
Recuperar senha