(1,0)
Sobre o Planejamento Brasileiro, é correto afirmar que:
Em relação ao Plano Plurianual – PPA e a Lei de Diretrizes orçamentárias, é INCORRETO afirmar que:
A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional. A respeito dos créditos adicionais, está correto afirmar que:
O ciclo orçamentário, evidentemente, é vinculado ao plano plurianual, todavia é um processo que, em termos de orçamento, propriamente dito, renova-se anualmente, passando por uma sequência de fases ou etapas. De acordo com as regras atuais, em relação ao ciclo orçamentário, é correto afirmar que:
Analise as assertivas a seguir, que versam sobre as disposições da Lei nº 4.320/1964 sobre a receita orçamentária, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.( ) Nenhum tributo pode ser exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, nenhum tributo pode ser cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária.( ) Ressalvado o ingresso decorrente de emissão de papel moeda e outras entradas compensatórias no ativo, são classificadas como receita orçamentária todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito por antecipação da receita.( ) São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.( ) Uma vez que haja justificativa da autoridade administrativa, pode ser feita a compensação da obrigação de recolher rendas ou receitas com direito creditório contra a Fazenda Pública.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As despesas orçamentárias, dentro da respectiva categoria econômica, podem se classificar como Inversões Financeiras. Por exemplo, classifica-se como Inversão Financeira, a despesa orçamentária com:I. Aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização.II. Aquisição de títulos representativos do capital de empresa já constituída, quando a operação não importe aumento do capital.III. Constituição ou aumento do capital de empresa que não seja de caráter comercial ou financeiro.Quais estão corretos?
Uma das origens das receitas correntes é a tributária. Na classificação da receita orçamentária por categoria econômica, de adoção compulsória a todos os entes federados, temos várias espécies de receita tributária, entre elas, podemos citar a Contribuição:
Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, um dos chamados instrumentos de Planejamento deve conter a avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. Essa avaliação deve constar no:
Entre tantos modelos de orçamento, temos aquele voltado para a avaliação e a tomada de decisão sobre despesas, segundo o qual as ações, ou parte delas, de um programa governamental constituem unidades de decisão cujas necessidades são avaliadas em Pacotes de Decisão. Estes, por sua vez, constituem documento que identifica e descreve uma atividade específica de modo que a administração possa avaliá-la e priorizá-la em relação a outras atividades que concorram para a obtenção de recursos limitados e decidir aprová-la ou rejeitá-la. Portanto, entre os vários conceitos dessa metodologia, o principal, que a caracteriza, é o de Pacotes de Decisão. Esse modelo é conhecido como orçamento:
A Lei nº 4.320/1964 estabelece que um dos nossos instrumentos de planejamento, em forma de lei, deve conter a discriminação da receita e despesa, pelos seus totais – vedadas quaisquer deduções, de forma a evidenciar a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. Esse instrumento é o que se denomina de:
O orçamento empresarial projeta o futuro da empresa em termos mensuráveis, direcionando seus esforços em função de um objetivo.Leia a seguir as funções (premissas) importantes na implantação do orçamento empresarial.I. Definir metas, de modo que não se permitam alterações no orçamento durante sua execução. II. Determinar os objetivos de cada setor da empresa, em função dos objetivos gerais (ou estratégicos). III. Estabelecer sistema de informações que permita avaliar a execução dos planos em confronto com as previsões. IV. Ser instrumento de acompanhamento e contínua avaliação de desempenho das atividades e dos departamentos.Estão CORRETAS as funções:
Com relação ao orçamento empresarial, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) O objetivo principal do orçamento relaciona-se com as duas funções administrativas: a primeira é o planejamento e a segunda, o controle. ( ) O objetivo principal do orçamento é o de se atingir maior eficiência nas diferentes atividades empresariais, com base nos recursos aplicados. ( ) O orçamento é a expressão de um plano de ação futuro da administração para determinado período e pode abranger aspectos financeiros e não financeiros. ( ) O orçamento é um instrumento que descreve um plano geral de operações e / ou investimentos por determinado período, orientado pelos objetivos e metas propostas pela alta administração.Assinale a sequência CORRETA.
O conceito de orçamento ajustado ou forecast é:
Parte do endividamento pessoal origina-se da falta de planejamento financeiro e controle orçamentário das famílias. A realização deste planejamento possibilita ao indivíduo que o aplica, uma vida financeira mais estável e, por consequência, um aumento em sua qualidade de vida. O planejamento possui dois aspectos básicos, que são vitais para a organização: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Tais aspectos básicos do planejamento apoiam-se em métodos, planos ou lógica, não sendo, portanto, intuitivos. Deste modo, a organização define seus objetivos e o melhor procedimento para alcançá-los. (STONER; FREEMAN, 1995, p.7). São características próprias do orçamento contábil, as que constam a seguir, EXCETO:
O orçamento das disponibilidades (orçamento de caixa) serve para conhecer com antecedência a defasagem entre as transações e os fluxos de caixa a elas relacionadas (regime de caixa versus regime de competência). O regime que se baseia no princípio de que a receita e a despesa são reconhecidas no momento do recebimento e do pagamento, ou seja, o consumo ou utilização dos créditos orçamentários somente são considerados no resultado no momento do pagamento, enquanto as receitas são sempre registradas em função do ingresso efetivo dos recursos oriundos do sistema de arrecadação, denomina-se:
Recuperar senha