(1,0)
Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue o próximo item.
Estando os corpos fragmentados, de modo que não seja possível a análise do sexo de cada indivíduo por meio da utilização de informações pélvicas ou cranianas, o sexo pode ser determinado analisando-se os tecidos moles da polpa dos dentes.
Ao se adotar a metodologia comparativa de dados ante mortem e post mortem, declara-se identificação dental positiva se a análise quantitativa resulta em, no mínimo, cinco pontos de concordância e, no máximo, um ponto de discrepância, o que significa chance matemática desprezível de erro.
No que concerne a lesões corporais, julgue o item subsequente.
Apenas em caso de prejuízos permanentes de natureza grave ou gravíssima, o laudo do exame de corpo de delito contendo a avaliação dos danos sofridos no aparelho estomatognático pode ser utilizado para embasar ação civil de reparação de dano.
Os traumatismos que envolvem a região bucal, além das injúrias que causam ao tegumento e ao músculo, podem provocar lesões no ducto de Stenon.
Com relação às características e peculiaridades das lesões e dos estados patológicos resultantes de ações sobre o corpo humano, produzidas pelos diversos instrumentos e meios vulnerantes, julgue o item seguinte.
Considere a seguinte situação.
Depois de ter sido empurrado por alguém, um indivíduo caiu contra o solo e sofreu um corte na cabeça. No exame médico realizado, observou-se uma lesão cutânea estrelada na região parietal direita, medindo três centímetros de extensão, com pouco sangramento, com bordos irregulares e escoriados e com traves vasculares ao fundo, sendo possível visualizar-se ao fundo a gálea aponeurótica.
Nessa situação, a lesão descrita corresponde a uma ferida contusa.
O aspecto de câmara de mina de Hoffmann de uma ferida de entrada de projétil de arma de fogo com o cano da arma encostado no corpo da vítima ocorre quando a lesão localiza-se em uma área do corpo onde, abaixo da pele, existam grandes grupos musculares, como nádegas ou coxas.
A poliglobulia, caracterizada pelo aumento do número de hemácias no sangue, constitui uma resposta fisiológica do organismo humano à diminuição do teor de oxigênio na atmosfera em grandes altitudes.
Sinais gerais de asfixia, sinais externos locais de constrição cervical e fratura da apófise odontoide da segunda vértebra cervical são elementos do diagnóstico de enforcamento.
A cauda de escoriação é um dos elementos que caracterizam uma ferida incisa.
Julgue o item subsecutivo, referente aos princípios e métodos empregados na identificação humana.
A identificação de um cadáver baseada no reconhecimento efetuado por parentes do falecido é um método seguro e suficiente para que se realize sua identificação.
O assinalamento sucinto, a fotografia simples, o retrato falado e o sistema datiloscópico de Vucetich são métodos de identificação judiciária.
Considere a realização de uma radiografia de crânio que demonstre o contorno dos seios frontais em uma pessoa com trinta anos de idade. Nesse caso, se essa pessoa vier a falecer vinte anos após a realização desse exame, essa radiografia não será útil para identificação por comparação radiológica.
O exame tipológico do crânio e os índices tibiofemoral e radioumeral, obtidos por medições de um esqueleto humano, são usados para estimar o fenótipo cor da pele de um indivíduo.
Acerca da tanatologia, segmento da medicina legal que estuda a morte, julgue o item a seguir.
Ao realizar a estimativa da hora em que ocorreu a morte, é necessário que o perito leve em consideração que o calor acelera o processo de rigidez cadavérica, enquanto o frio retarda esse processo.
A constatação da morte encefálica é condição necessária para a captação de múltiplos órgãos para transplante. Em um caso dessa natureza, a data e a hora do óbito deverão ser as mesmas em que for declarada a morte encefálica.
Recuperar senha