(1,0)
Em relação à aplicação de exames de imagem na identificação odontológica, analise as afirmativas abaixo.
I. Embora com bons resultados, as imagens promovidas pela tomografa de feixe cônico não permitem a análise e a visualização de trepanação dental.
II. A tomografia de feixes cônicos torna possível a análise e a visualização de fraturas radiculares.
III. A identificação por radiografias comuns baseia-se na comparação entre radiografias ante mortem, arquivadas em consultórios ou em centros de estudos odontológicos, e as radiografias obtidas post-mortem.
Assinale a alternativa correta.
Os documentos odontolegais são firmados por cirurgião-dentista no exercício da profissão e podem ser utilizados com finalidades jurídicas. A respeito dos documentos odontolegais, analise as afirmativas a seguir.
I. Notificação ou comunicação compulsória é um documento que relata fatos, de índole odontológica ou não, observados ou constatados no exercício da profissão, e que, por força de lei, o cirurgião-dentista tem obrigação de comunicar.
II. Relatório é um documento que exige compromisso prévio, que obedece a determinada formalidade, minucioso e que deve contribuir com o esclarecimento de um ou mais fatos de ordem odontológica.
III. O parecer é um documento que exige compromisso legal do parecerista, podendo ser enquadrado como falsa perícia.
Considera-se um método de identificação humana pela odontologia legal a identificação por meio
É INCORRETO afirmar que a Odontologia Legal é uma Especialidade que
Segundo a INTERPOL 2014, assinale a alternativa que apresenta métodos primários de identificação humana.
Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue o item subsequente.
Ao contrário do que ocorre com a erupção dos dentes, que pode sofrer influência de inúmeros fatores, incluindo-se fatores genéticos e ambientais, a mineralização dos dentes permanentes é menos suscetível, sendo, por isso, mais utilizada na estimativa de idade em odontologia forense.
Para a determinação da idade de um indivíduo mediante a avaliação do grau de mineralização da dentina, deve-se seccionar os dentes selecionados para análise em um plano longitudinal, de modo que a região das raízes até o ápice possa ser estudada microscopicamente.
Acerca de aspectos técnicos relacionados a marcas de mordidas e às perícias odontológicas desse tipo de marca, julgue o item a seguir.
A técnica de alto contraste de Toneline produz um fino contorno escuro do sujeito em fotografia ultravioleta, que permite melhorar o contraste entre a descoloração da marca de mordida e o tecido que a circunda.
Um dos exames complementares mais realizados pelo cirurgião-dentista é o exame radiográfico. Acerca desse exame, julgue o item subsecutivo.
As radiografias intraorais constituem um material de grande relevância para a odontologia forense, uma vez que alterações ocasionadas por cáries e restaurações constituem características únicas e individuais.
Em processos relativos a responsabilidade profissional, imagens radiográficas são frequentemente solicitadas por peritos ou assistentes técnicos para servirem como matéria de prova, já que comprovam a situação de saúde do paciente à época da intervenção odontológica discutida.
A comparação das relações espaciais das raízes e das estruturas de suporte dos dentes em imagens ante mortem e post mortem pode ser realizada digitalizando-se imagens radiográficas, por meio de técnicas adequadas, e, em seguida, manipulando-se as imagens digitalizadas, com o auxílio de softwares específicos.
Radiografias panorâmicas post mortem, que podem ser realizadas por osteotomia das mandíbulas e maxilas, fornecem informações para a identificação, por meio de sua comparação com as radiografias obtidas ante mortem.
Acerca dos aspectos históricos da odontologia legal e da regulamentação de seu exercício no Brasil, julgue o item que se segue.
A inclusão da disciplina de odontologia legal no currículo dos cursos de odontologia e seu reconhecimento como um dos meios auxiliares da identificação datiloscópica ocorreu quando da sanção da lei que regulamenta o exercício da profissão, na década de 60 do século XX.
Na realização de exames especializados em cadáver, o cirurgião-dentista requisitado para a função de perito-odontólogo poderá utilizar a técnica de Luntz para a retirada dos arcos maxilar e mandibular, o que facilita o manuseio e a obtenção da informação dental.
Iniciado o processo de revalidação de seu diploma, o profissional portador de diploma expedido por escolas estrangeiras de países signatários de tratado específico poderá obter autorização administrativa provisória, válida por um período máximo de noventa dias, para exercer a odontologia na modalidade de clínica geral no território brasileiro.
Recuperar senha