(1,0)
O controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização. Aponte a alternativa que corresponde a uma das atividades do controle de bens patrimoniais:
Considere hipoteticamente que um incêndio no depósito de material de consumo de determinado órgão gerou a perda de materiais. Felizmente ninguém ficou ferido, porém aconteceu um prejuízo ao patrimônio. Com base nessa situação hipotética e nos conceitos de variação patrimonial, é correto afirmar que ocorreu
Na administração patrimonial de uma empresa, deve-se fazer uma cuidadosa distinção entre os débitos capitalizáveis e não capitalizáveis. Dentre os seguintes custos aplicados a ativos imobilizados, NÃO pode(m) ser capitalizável(is)
Patrimônio, sob o ponto de vista econômico, constitui-se de todos os bens pertencentes a pessoas naturais, entidades públicas, sociedades, empresas privadas, com ou sem personalidade jurídica. São bens patrimoniais: terras, imóveis, ações de empresas públicas, aeronaves, equipamentos, entre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.I – O patrimônio de uma entidade pública não pertence a ninguém.II – O patrimônio é o conjunto das riquezas, dos bens econômicos de uma pessoa, entidade pública ou privada.III – O patrimônio de uma pessoa ou entidade é um complexo de bens econômicos de que podem, de fato ou de direito, dispor em seu próprio interesse.IV – O patrimônio de uma entidade pública ou privada não requer nenhum tipo de controle, por ser de interesse exclusivo de seus proprietários.São corretas APENAS as afirmativas
Com relação às normas de depreciação acelerada vigentes no Brasil, assinale a opção correta.
Com base nas normas e práticas aplicáveis à administração de recursos materiais, julgue o item.
Na alienação do material por venda, a modalidade de licitação dependerá do valor da transação. O resultado obtido será revertido à dotação do órgão integrante do SIAFI ao qual pertence o material.
Na alienação do material por venda, o resultado financeiro obtido pela venda destinar-se-á aos cofres da União, independentemente de o órgão ou a entidade integrar o SIAFI.
Julgue o item seguinte, relativos à gestão patrimonial.Situação hipotética: A biblioteca de uma universidade federal recebeu, em doação, uma coleção de 20 obras de Machado de Assis, que foi registrada pelo conjunto. Após um alagamento, parte desse acervo foi perdida. Assertiva: Nesse caso, a biblioteca deverá alienar os volumes restantes.
Com relação à administração de materiais, julgue o item.
Os materiais sem uso devem ser leiloados para baixa do inventário em conjunto com os materiais sucateados.
Considerando que seis geradores de energia do parque tecnológico de determinado órgão estejam inoperantes, julgue o próximo item, acerca de inventário, alteração, baixa e controle de bens.
Constatado o desaparecimento de algum desses geradores, sem que se tenha identificado o responsável pelo sumiço, o detentor da carga patrimonial deverá solicitar ao chefe imediato providências no que diz respeito à abertura de sindicância para apurar responsabilidades.
Julgue os itens seguintes, a respeito de gestão patrimonial.A palavra alienação é atribuída a toda transferência de domínio de bens a terceiros.
No que se refere à gestão de material, julgue os próximos itens.
O material, se for de pequeno valor, estará sujeito a tombamento e controle simplificado.
Julgue os itens seguintes, relativos a noções de administração dematerial.O tombamento consiste na exclusão do material do estoque da organização.
Julgue o item seguinte, relativos à gestão patrimonial.Situação hipotética: Em janeiro de 2016, uma empresa adquiriu por R$ 1 milhão determinado equipamento, que tem tempo de vida útil de 5 anos, período após o qual não haverá valor residual. Assertiva: Nesse caso, a depreciação acumulada do referido bem até janeiro de 2019 é de R$ 600 mil.
No que diz respeito à entrada, à conferência, à distribuição de materiais e a tombamento e controle de bens, julgue o seguinte item.
É recomendação dos órgãos de controle que o desligamento definitivo de servidor incumbido da utilização de bens públicos se dê somente com a baixa de sua responsabilidade pelo setor competente do patrimônio.
Recuperar senha