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Matéria: Nutrição e Saúde Pública x
#244910
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Nutrição e Saúde Pública
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A terceirização pode ser definida como o ato de se transferir, de uma empresa para outra, a partir da celebração de um contrato entre ambas a contratante e a contratada, a responsabilidade de um serviço, ou de uma fase da produção ou da comercialização do produto. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

#244909
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O papel da promoção da saúde cresce em sua importância como uma estratégia fundamental para o enfrentamento dos problemas do processo saúde-doença- cuidado e da sua determinação. A relação entre dieta e saúde pode ser avaliada pelo nível de alguns componentes do alimento (nutrientes), tipos de alimento, grupo ou grupos de alimentos e padrões alimentares. A respeito das dietas e da saúde, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma das vantagens do índice de nutrientes é considerar válida a avaliação global da dieta pela análise do consumo de nutrientes selecionados.
( ) Dentre as desvantagens do escore da variedade da dieta, pode-se considerar que o consumo de distintos alimentos não significa que foram consumidos itens representativos da totalidade dos grupos e que, analisando-se a dieta somente por meio do escore da variedade da dieta, podem ser obtidos resultados que não refletem a realidade.
( ) Uma das desvantagens do escore da variedade da dieta é a não consideração em suas análises da ingestão de gorduras (óleos, margarinas, patês/pastas), bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces, chocolates, sódio e colesterol.
( ) O índice de alimentação saudável é considerado um instrumento de medida simples e sumária da qualidade da dieta que pode ser usado para monitorar as mudanças nos padrões de consumo e também é reconhecido como instrumento útil na educação nutricional e na melhoria da saúde.

#244908
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O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deve ser constituído por uma equipe com profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESFs. O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes, relativas à atenção primaria à saúde, dentre as quais somente não se pode citar:

#244907
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Em relação à realização da atenção nutricional na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único do Saúde (SUS), é correto afirmar que:

#244906
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O SISPRENATAL é um sistema informatizado criado pelo DATASUS para acompanhar e monitorar a atenção pré-natal e puerperal das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) do Sistema Único de Saúde.
São considerados como indicadores do processo, resultado ou do impacto do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), por localidade e período:

#244905
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Na agenda programática do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008 e republicada em 04 de março de 2008, as ações de alimentação e nutrição incluídas no âmbito municipal, ainda que implementadas de maneira fragmentada e não universal, são:

#244904
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A Portaria GM n° 154/2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para implantação dos NASF, os Municípios e o Distrito Federal devem elaborar Projeto de Implantação, contemplando os seguintes itens, exceto:

#244903
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Assinale a alternativa que não indica uma orientação estratégica para a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH):

#244902
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O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta peculiaridades. Sobre esse sistema, assinale a alternativa correta.

#244901
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Uma das diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é

#224941
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Com relação ao Programa Crescer Saudável, sob responsabilidade da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, é INCORRETO afirmar:

#224940
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A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o modelo de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Para aumentar a abrangência de suas ações, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por profissionais de diversas especialidades, cujas ações são baseadas nos conceitos de Apoio Matricial e Equipe de Referência. O Apoio Matricial e Equipe de Referência são exemplos de conceitos incorporados às políticas públicas, especificamente à Política de Atenção Básica (PNAB), conceitos esses que modificaram as relações entre os profissionais e destes com os usuários dos serviços de saúde. As diferentes concepções de cada profissional da equipe sobre o processo de trabalho e sobre estes conceitos irão influenciar diretamente à execução e a viabilidade dessa proposta. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um exemplo de apoio matricial em alimentação e nutrição:

#224939
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O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) é uma ação de prevenção e controle da anemia por deficiência de ferro no âmbito do SUS. O PNSF consiste na suplementação universal com suplemento de ferro em doses profiláticas; a fortificação de alimentos preparados para as crianças com micronutrientes em pó; a fortificação obrigatória das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico; e a promoção da alimentação adequada e saudável para aumento do consumo de alimentos fontes de ferro. Mulheres no pós-parto e pós-aborto devem receber diariamente até o terceiro mês pós-parto ou pós-aborto uma quantidade de ferro elementar de:

#224938
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Sobre as principais deficiências nutricionais em grupos populacionais vulneráveis no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

#224937
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O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), elaborado pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco, além de apoiar os serviços de saúde voltados às doenças crônicas. Das 12 metas instituídas no Plano referente ao período de 2011-2022, apenas 8 metas serão monitoradas no Plano referente ao período de 2021- 2030, devido à dificuldade de monitoramento. Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde à meta que não será monitorada no Plano 2021-2030: